Comunidade de Correias celebra festa em Louvor a Bom Jesus e São Sebastião neste domingo (21)

Comunidade de Correias celebra festa em Louvor a Bom Jesus e São Sebastião neste domingo (21)

Publicado em: 20 ago, 2022 às 12:59

A comunidade de Correias celebra a Festa do Cabrito no Espeto, em Louvor a Bom Jesus e São Sebastião neste domingo (21). A programação começa com alvorada festiva às 7 horas, Santa Missa às 10 horas e segue com almoço que contará com filé, alcatra, carneiro, arroz, maionese e saladas. Haverá tarde dançante, grande bingo e leilão.
John Lennon Gremski, membro e ministro da comunidade, comenta sobre a origem e nome da comunidade. “Acreditamos que nossa comunidade tem 122 anos, ela surgiu por volta de 1900, com um agrupamento  de famílias, os primeiros moradores foram o senhor João Correia, João Cordeiro da Silva, Severino Wenceslau Camargo, João Baptista Blans, Domingos Severiano Ferreira, Antônio Luiz Fanaro e Gercindo Roberto Franco, João Franco sobrinho (..) e nisso surgiu também a necessidade de formar uma comunidade cristã. É interessante ressaltar que o primeiro nome da nossa comunidade foi  São Sebastião Durval, com o passar do tempo, com o desenvolvimento da comunidade, ficou conhecida por Correias por causa do Armazém dos secos e molhados, que era de propriedade do seu João Correia, Correias vem do ‘Armazém dos Correias’ “, disse John.

Padroeiros
O ministro explicou também sobre a escolha dos padroeiros, segundo ele, a história de São Sebastião, ela está muito envolvida com a fé do senhor João Correia, comerciante da comunidade, que tinha devoção pelo Santo. Por volta de 1930, o senhor Henrique Stadler, doou um terreno para construção da primeira capela, que foi construída um pouquinho próximo ao armazém de seu tio Sebastião.
No princípio eram realizadas duas festas no ano, uma em Janeiro (dia 20 dia de São Sebastiao) e outra em agosto (próximo ao dia do Bom Jesus) já que Bom Jesus também foi considerado o padroeiro desde o início da comunidade, mas devido as férias dos padres no mês de janeiro e o período da safra fumajeira, no últimos anos a comunidade celebra apenas a festa a Bom Jesus, no mês de agosto. “Ou seja, foi pela devoção do seu João Correia que surgiu o padroeiro São Sebastião. Já o padroeiro Bom Jesus, ocorreu numa necessidade da comunidade de celebrar a festa do padroeiro, porque como hoje nossa comunidade tem poucos padres, e  naquele tempo já havia esse problema, pois em janeiro, sempre é a folga dos padres nunca se achava um padre para celebrar a missa da festividade, que era celebrado no dia 20 de janeiro, como o povo era e é muito devoto do senhor Bom Jesus, surgiu a ideia  daquela comissão, liderada pelo seu Leopoldo, de fazer a festividade no dia 6 de agosto, e aí com o passar daquele tempo nós comemoramos dois padroeiros, São Sebastião no dia 20 de janeiro, e Bom Jesus em  6 de agosto”, explicou John.
Segundo John, hoje a comunidade conta com cerca de 52 famílias, Correias fica a 33,9 km, com acesso pela BR 277 sentido Palmeira Irati. Ele explicou também sobre a tradição do cabrito no espeto. “Essa tradição surgiu em meio a uma necessidade, certa vez, a comunidade ia realizar uma festa e não conseguiu comprar carneiro pela região para o cardápio do almoço, e acabaram optando pelos cabritos, e se tornou tradição o almoço da festa contar com cabritos no espeto. Fica aqui o convite a todos para nos prestigiar e celebrar conosco nossos padroeiros, que São Sebastião e Bom Jesus abençoe a todos”, finalizou

Texto: Andrea Borges com informações de Vera Lúcia Mayer
Foto:  João Borges Júnior/Arquivo PASCOM