Comunidade celebra Padroeira Nossa Senhora do Rocio

Comunidade celebra Padroeira Nossa Senhora do Rocio

Publicado em: 14 nov, 2021 às 10:37

Na segunda-feira 15, celebra-se o dia da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. Em Palmeira a comunidade que leva o nome da Padroeira começou sua história em 1974, através do Padre Geraldo juntamente aos moradores do bairro do Rocio.
Segundo o último coordenador da comunidade, Mário Wieczorek , ainda existe no bairro a casinha que foi a primeira igreja, nela foram celebradas as primeiras missas e cultos e também as famosas festas juninas e fogueiras. Ele contou também que na época a escolha do nome da comunidade foi unânime por todos, por ser tratar do nome do bairro e por conta de ser a padroeira do Estado.
Hoje 250 famílias fazem parte da comunidade, Mário comentou também, que nesse período de pandemia a colaboração de todos que frequentam a igreja foi essencial devido às dificuldades em manter as portas fechadas. “Nós realizamos diversas promoções, arrecadamos o dízimo, fizemos campanha com os mercados do bairro, tudo graças ao entendimento das pessoas, pois mesmo a igreja fechada as despesas continuariam e precisávamos cumprir os nossos compromissos”, disse.
Ele contou que neste período de pandemia a comunidade conseguiu realizar reformas em toda a cobertura do teto da igreja, construir uma cozinha nova, e realizar pinturas e colocação de pisos. 

Celebrações em comemoração à Nossa Senhora do Rocio.
Mário explicou que as festividades neste ano ocorreram durante os dias 12 ao dia 15, finalizando com uma missa na segunda-feira, as 10 horas da manhã.

A comunidade decidiu realizar momentos de devoções espirituais, para rezar e agradecer, pois, entenderam que não era o momento de fazer uma festa por conta da pandemia. “Minha idade é 58 anos, a comunidade tem 47, e eu posso dizer que vivi pelo menos 42 anos na comunidade e não tinha passado por um momento tão difícil como este, mas a comunidade do Rocio  não perdeu a esperança de que esse tempo passasse. Nós estamos precisando de momentos de devoção, e entendemos que não era um momento para festa”, finalizou. 

Mário Wiezorecki finalizou a sua passagem pela administração da Igreja, e quem assume a partir do dia 15, em acordo com o conselho da comunidade e o Pároco Adriano Levedove, é o Senhor Antônio Rosa, seguindo as regras estabelecidas pela Igreja Católica.

Da redação
Foto: Willian Wieczorek