Comemorações do aniversário do Colégio Dom Alberto Gonçalves acontecem na sexta-feira (28)

Comemorações do aniversário do Colégio Dom Alberto Gonçalves acontecem na sexta-feira (28)

Publicado em: 28 abr, 2023 às 8:46

O Colégio Estadual Dom Alberto Golçalves (Cedag), completou 76 anos, na quarta-feira, dia 26 de abril. De acordo com Diretor Livingston Garcia devido a aplicação da Prova Paraná, as comemorações acontecem na sexta-feira (28).

Na ocasião haverá um momento cívico, apresentações em parceria com o Projeto Valores, exposição com sobre a história colégio, história da fanfarra, do patrono.

A respeito da história do Colégio Dom Alberto Gonçalves, a Pedagoga Elizabeth Santana Modrow, explicou que o  primeiro diretor, quando então recém criado o Ginásio Estadual de Palmeira, no ano de 1948, foi o senhor Arlindo Bessa Júnior.

Uma curiosidade compartilhada por Elisabeth, é que no mesmo prédio do Colégio também funcionaram duas outras escola com nomes diferentes. “Em 1956, foi criada a Escola para a Formação de Professores para o Ensino Primário, era a escola normal Coronel Antônio Ferreira Maciel, sendo seu primeiro diretor, o professor Juvaldir Oliveira. Em 1959 foi criada a Escola Técnica de Comércio Estadual do Palmeira e seu primeiro diretor, foi o senhor Batista Malucelli Neto, e em 1968, esta escola passou a ser denominada Colégio Comercial Estadual José Nogueira dos Santos”, contou a Pedagoga.

Atualmente, Lívingston Garcia, é o Diretor do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, ensino fundamental, novo ensino médio, médio, médio profissional e normal, desde o ano de 2016 e nesta gestão tem como Diretora Suxiliar Veruska Albuquerque. “Buscam incluir a promoção de relações saudáveis e respeitosas entre os estudantes, o ensino de habilidades sociais, emocionais e a oferta de suporte emocional e aconselhamento quando necessário. A formação integral do ser humano, como estruturar a escola para que se acompanha as demandas educacionais e digitais também são metas a serem atingidas”, destacou Elisabeth.

Texto: Da redação

Foto: Arquivo Ipiranga FM