Com vítimas em Palmeira, Delegado Rodrigo Siqueira alerta para “golpe dos nudes”

Com vítimas em Palmeira, Delegado Rodrigo Siqueira alerta para “golpe dos nudes”

Publicado em: 1 jun, 2023 às 10:48

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul resultou em 30 pessoas presas tanto no Estado gaúcho como em Santa Catarina. A prisão aconteceu como resultado de investigação sobre o “golpe dos nudes”, com vítimas inclusive em Palmeira, conforme informou a Polícia Civil do município.

Ao contar mais sobre esta operação, o Delegado Dr. Rodrigo Siqueira – 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira/PR, explica como funciona o golpe e faz um alerta a população. “Venho dividir este trabalho com vocês porque muitas das vítimas eram do Paraná e, inclusive, temos vítimas de Palmeira. Essa operação, que prendeu 30 pessoas, foi na segunda-feira, dia 29, no Rio Grande do Sul. O foco era coibir, barrar o ‘golpe do nudes‘, pra dar um contexto geral os indivíduos se passam por mulheres geralmente novas e atraentes, criam perfis falsos em redes sociais, especialmente em Facebook, entram em contato com o indivíduo geralmente masculino, geralmente de meia idade, e começam um papo, uma conversa mais atrativa, de modo que em dado momento enviam fotos nuas. Vale lembrar que são indivíduos que muitas vezes estão presos, que existe aquela menina que eles enviam fotos nuas e com isso pedem uma foto nua da vítima, que infelizmente acaba por mandar”, contou o Delegado.

A partir disso outro indivíduo se passa por um falso Delegado de Polícia e acaba dizendo que está com a vítima, está com a mãe da vítima e requer um dinheiro para arquivar essa situação. “Trata-se de um golpe, a Polícia Civil de nenhum Estado, em especial aqui do Paraná cobra para fazer arquivamento de casos, não existe isso, os indivíduos criminosos se passando por Delegados de Polícia, começam a extorquir as vítimas, ameaçando inclusive divulgar essas fotos para as esposas, para família e com isso a vítima se sente coagido e acaba depositando, ao fazer o depósito, eles acabam pedindo mais dinheiro para outros eventos”, explicou Rodrigo Siqueira.

Siqueira repassou algumas orientações a respeito dessas situações. “Não divulguem fotos íntimas, não conversem com pessoas que não conheçam no sentido mais libidinoso, no sentido de trocar fotos íntimas porque na maioria das vezes, trata-se de um golpe, então é o alerta que fica aqui da delegacia de polícia de Palmeira, de modo evitar esse tipo de crime, lembrando também que muitas vítimas são aqui de Palmeira, então esse cuidado é bom ser redobrado”, disse o Delegado.

A modo de se precaver de qualquer outro crime de estelionato, Rodrigo reitera uma frase que sempre fala: ‘não existe dinheiro fácil, ninguém vem oferecendo dinheiro de graça. Se a vantagem é muito grande desconfie’. “Não forneçam dados pessoais por telefone, como senhas de banco, números de CPF, RG, sempre tentem, melhor dizendo fazer por intermédio de aplicativos e não por ligação, e qualquer dúvida, procurem o estabelecimento bancário, procurem a entidade que está supostamente cobrando esse dinheiro. Outras orientações podem ser dadas aqui na Delegacia de Polícia Civil de Palmeira”, destacou  Siqueira

Texto: Da redação

Foto: Divulgação/Polícia CIvil do RS