Colégio Dom Alberto realiza campanhas de conscientização em relação a frequência escolar dos alunos
No Noticiário P7 de hoje (07) a equipe pedagógica do Colégio Dom Alberto Gonçalves: Lívingston Garcia, Janete Neves e Letícia Hartmann, estiveram comentando sobre as ações de conscientização a respeito da frequência escolar junto ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.
Vem sendo discutido através do Estado e também recai ao Município de Palmeira, através da regional de educação de Ponta Grossa, a questão da participação dos alunos em sala de aula, inicialmente o diretor Lívingston comentou a respeito do funcionamento do colégio e número de alunos hoje. “Hoje o colégio tem torno de 1100 alunos distribuídos em 3 turnos, manhã, tarde e noite, onde à noite nós temos apenas o curso de logística. A gente vem fazendo um trabalho bem bacana na questão de oferecer uma boa aprendizagem, uma educação para os alunos, e seguimos aí batalhando firme (…)”, disse o diretor.
Nesta semana, está acontecendo a semana D de conscientização em relação a frequência escolar, a professora Janete comentou sobre os desafios enfrentados em relação a frequência dos alunos em sala de aula. “Nós ainda encontramos alguns problemas com relação aos alunos infrequentes, alunos evadidos, e nós estamos aí nos mobilizando, com toda a nossa equipe para que esse aluno que ainda não foi à escola, ou que tem faltas recorrentes para que ele esteja todos os dias na escola, a gente sabe que a aprendizagem do aluno se dá dentro da sala de aula, então nós estamos aí com algumas ações, com algumas campanhas visando com que o aluno vá para a escola”, disse a professora.
O diretor comentou sobre as ações de conscientização em relação a presença do aluno em sala de aula, atrasos, faltas e notas. “Nós estamos promovendo também uma competição esportiva, a gente entende a importância do esporte enquanto agente socializador, enquanto um agente que permite a disciplina, o conhecimento de regras e hierarquia, os alunos vão confeccionar alguns cartazes, vídeos, a nossa equipe vai começar também um trabalho de visita domiciliar, nós vamos fazer algumas visitas para entender dos pais, qual é o motivo? O que que acontece que esse aluno não está indo para a escola? A gente quer deixar bem claro que é importante que o aluno esteja na escola, a gente está bem preocupado relativo à reprovação”, disse o diretor.
A professora Letícia contou sobre as dificuldades em relação a comunicação do colégio com os pais. “A gente tem sentido uma certa dificuldade, então hoje em dia a gente utiliza muito os grupos de WhatsApp e os pais mudam muito de telefones. As reuniões presenciais, elas estão seguindo também o ritmo da pandemia, e a gente teve pouca adesão, então, a gente pede que os pais compareçam nas próximas que serão para entrega de boletins, porque é neste momento que eles vão ter uma visão panorâmica aí do primeiro trimestre do seu filho”, disse Letícia.
Lívingston e Janete falaram sobre a importância da colaboração dos pais neste momento e ressaltam que o colégio está de portas abertas para acolher e entender a situação das famílias. “A gente espera que os pais entrem em contato, que os pais nos atendam, pois é um problema muito sério que nós temos e as vezes no final do ano o pai vem nos procurar e aí já não dá mais tempo de ver o que aconteceu, então fica meu o recado aí para que os pais nos procurem com bastante urgência. A gente tem trabalhado desde a volta da pandemia, com o acolhimento, para que os alunos e família também falem das suas dificuldades, porque a gente não sabe mas muitas vezes a família pode estar passando por dificuldades. Mas o colégio sempre esteve aberto no sentido de dar essa escuta, garantimos uma ética, um cuidado, um respeito sem julgamento, a escola é parceira em todos os sentidos”, ressaltaram.
Texto: Andrea Borges
Foto: Bruna Camargo
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