Colégio Agrícola de Palmeira receberá trator como parte de iniciativa tecnológica do Governo
Em um passo significativo para o avanço do setor leiteiro, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), oficializou nesta quinta-feira (8) a criação do Parque Tecnológico Agroleite, em Castro, nos Campos Gerais. O projeto, desenvolvido em parceria com a cooperativa Castrolanda, visa transformar a região em um polo de inovação, integrando universidades, centros de pesquisa, empresas e startups para impulsionar a cadeia produtiva do leite.
A cerimônia de assinatura do memorando de entendimento aconteceu durante a Agroleite, um dos eventos mais importantes do setor no Brasil. “Este é um passo fundamental para modernizar e fortalecer o setor leiteiro no Paraná, promovendo a inovação e a competitividade”, destacou o governador.
Além do anúncio do parque tecnológico, Ratinho Junior também oficializou a entrega de 17 tratores para escolas agrícolas estaduais, reforçando o compromisso do governo com a educação e o desenvolvimento rural. João Carlos Hoffmann, Diretor da Fazenda Escola do Colégio Agrícola de Palmeira, esteve presente na Agroleite e comentou sobre a importância do investimento. “Estamos recebendo um trator de 80 cavalos, com cabine, para nossas aulas práticas, que também será utilizado nos cursos do SENAR para a formação de técnicos no estado do Paraná. Sabemos que os operadores de hoje precisam ter conhecimento tecnológico. O Colégio Agrícola também está firmando um convênio com a Fundação Araucária, com o objetivo de, no futuro, transformar-se em uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. Esse modelo foi inspirado em um colégio federal do sul de Minas, onde adotamos um modelo semelhante de cooperativa-escola”, afirmou João Carlos Hoffmann
NOVOS TRATORES – Na solenidade, o governador Ratinho Junior também oficializou a entrega de 17 tratores para colégios agrícolas do Estado. O investimento nos equipamentos é de R$ 4,4 milhões. O objetivo é ajudar na formação dos alunos, permitindo que eles apliquem conhecimentos teóricos de forma mais dinâmica nas atividades agrícolas e pecuárias da fazenda-escola, além de terem contato com equipamentos de última geração.
“Nós já investimos em drones, que são utilizados nas atividades destas escolas, transformamos elas em escolas-cooperativas, para que os alunos entendam como funciona a dinâmica do cooperativismo no Estado, e agora estamos entregando estes tratores, que apresentam o que há de mais moderno no campo para que os estudantes saiam capacitados e preparados para o mercado de trabalho”, afirmou o governador.
Os tratores são da marca New Holland, com tração integral e 100 cavalos de potência, o que deve proporcionar mais conforto ao operador e segurança nas atividades práticas no campo. “Este é o maior investimento já feito nos colégios agrícolas do Paraná. Todos os colégios estão recebendo tratores, que vão ser usados para cuidar da fazenda-escola, cuidar dos animais e ser uma ferramenta de ensino aos estudantes. É uma ferramenta de trabalho e de educação”, disse o secretário de Educação, Roni Miranda.
Texto: Da redação com informações da AEN
Foto: João Carlos Hoffmann