Professor e alunos do Colégio Agrícola falam sobre participação no Show Rural e Ganhando o Mundo

Professor e alunos do Colégio Agrícola falam sobre participação no Show Rural e Ganhando o Mundo

Publicado em: 19 fev, 2024 às 13:50

Em entrevista à Ipiranga FM, João Carlos Hoffmann, diretor da Fazenda Escola do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, juntamente aos alunos Kauan, Franciele e Caroline, compartilharam detalhes sobre a participação do colégio no Show Rural em Cascavel, e também a experiência no Programa ‘Ganhando o Mundo’ do Governo do Estado.

A exposição no Show Rural, apresentou projetos inovadores, e contou com a presença de alunos da instituição. Um dos destaques foi o Projeto de Restauração Florestal, apresentado por duas alunas, Franciele de Rio Azul e Caroline de Ivaí.

O projeto utiliza tecnologia avançada para reduzir o uso de agrotóxicos, melhorando as condições ambientais e preservando a fauna local. “Esse projeto foi desenvolvido com alta tecnologia, visando a restauração florestal para reduzir o uso de agrotóxicos e melhorar as condições ambientais, preservando a fauna e os animais. A experiência em Cascavel foi única, proporcionando a oportunidade de explorar novas cenários e conhecer pessoas diferentes, o que foi bastante enriquecedor”, disse Franciele.

As alunas compartilharam suas vivências durante a exposição, enfatizando a importância do aprendizado prático e da interação com novas tecnologias. “Para nós, que somos filhos de produtores rurais de uma cidade pequena, sair para estudar longe, a 130 km de casa, e representar o colégio em um dos maiores eventos tecnológicos do agronegócio brasileiro foi muito gratificante, especialmente aos 16 anos. Participar do projeto ampliou nossa visão sobre novas tecnologias, agregando conhecimento tanto como produtores quanto como futuros técnicos na área. É muito importante para nós diversificar e aprimorar nosso conhecimento”, comentou Caroline.

Outro ponto da entrevista foi a assinatura de um convênio, onde o diretor mencionou a parceria com a ONG, que contribuiu para implementar vegetações pioneiras no lugar de eucalipto. Essa iniciativa visa não apenas à sustentabilidade, mas também à redução significativa no uso de agrotóxicos, conforme destacado pelo diretor.

Hoffmann também falou  a conquista de drones de imagem e pulverização para o colégio, resultado de parcerias com o Sistema FAEP Senar e sindicatos rurais. Essa tecnologia permitirá a criação de mapas georreferenciados das áreas agrícolas e pecuárias da escola, proporcionando avanços significativos na monitorização e gestão dessas áreas.

Ganhando o Mundo

A entrevista contou ainda com a participação do aluno Kauan de Teixeira Soares, que compartilhou sua experiência no programa “Ganhando o Mundo”. “O programa “Ganhando o Mundo” foi uma oportunidade maravilhosa, eu sempre tive o sonho de realizar um intercâmbio, mas os custos seriam um desafio. Ao ouvir falar do programa “Ganhando o Mundo”, que oferecia 100 vagas para os melhores alunos do Paraná, eu me inscrevi através da área do aluno, e fiquei muito surpreso ao ver meu nome no edital, eu também recebi todo o apoio da direção da escola e do núcleo de Ponta Grossa”, disse o aluno.

Kauan explicou que a ideia do Ganhando o Mundo, é que os alunos possam mergulhar na rotina de uma pessoa nativa, com o foco principal no desenvolvimento do inglês, uma habilidade essencial demandada pelo mercado de trabalho atual. “Inicialmente, enfrentamos alguns desafios ao nos relacionarmos com as pessoas em outro idioma e outra cultura, mas governo do Estado buscou e busca promover esse aprofundamento e também proporcionar um intercâmbio cheio de experiências, permitindo-nos também conhecer a modalidade high school e entender o sistema de ensino desses países. Essa oportunidade fez com que ampliássemos nossas mentes, compreendendo como funciona o ensino em nações desenvolvidas e explorando perspectivas diferentes que poderíamos trazer para o nosso estado”, contou Kauan.

Dia de Campo sobre Tecnologias de Soja

O diretor também anunciou o Dia de Campo sobre Tecnologias de Soja, programado para a próxima quarta-feira (21), aberto à comunidade, com inicio as 7h da manhã. O evento contará com palestras técnicas e demonstrações de tecnologias agrícolas avançadas, apresentadas inclusive por ex-alunos do colégio. Empresas parceiras estarão presentes para compartilhar conhecimentos sobre agricultura de precisão, fertilizantes, e produtos.

 

Ouça a entrevista completa

Texto e foto da redação