Colégio Agrícola de Palmeira completa 82 anos em abril

Colégio Agrícola de Palmeira completa 82 anos em abril

Publicado em: 20 abr, 2023 às 9:23

O Colégio Agrícola de Palmeira completou 82 anos na quarta-feira (19), a instituição é um dos marcos da história do Município, sendo também o terceiro colégio agrícola mais antigo do Paraná.

Intitulado Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, foi fundado em 19/04/1941, com o nome de Escola de Trabalhadores Rurais Getúlio Vargas. Nesses 82 anos, muitos alunos passaram pela instituição, em seu inicio haviam muitos alunos oriundos de vários estados do Paraná, pois as escolas que tinham o ensino agrícola no Brasil eram muito raras. Posteriormente, houve a expansão do ensino técnico agrícola para outras regiões, e hoje o colégio tem alunos do Estado do Paraná, mas principalmente da região centro sul, alunos que vem de Curitiba, de Balsa Nova, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Reserva, Rio Azul, Imbituva, Ipiranga, Fernandes Pinheiro.

O Diretor da instituição, professor Rogério Schnell, destaca que o colégio é referência em todo o Estado do Paraná, pela qualidade e pela estrutura que a escola tem hoje. “Com certeza, os alunos que aqui frequentam saem formados plenamente, não só para a área da agropecuária, como também enquanto pessoas, enquanto cidadãos, aqui no colégio, eles aprendem a seguir normas, regras, a terem iniciativa, serem autossuficientes, e isso é o maior ensinamento do nosso Colégio Agrícola, que ensina para a profissão, mas principalmente ensina para a vida”, comentou o Diretor.

Ele comenta ainda, que dos 399 Municípios do Paraná, apenas 23 tem colégio agrícolas, e um deles é Palmeira. “A gente fica muito satisfeito de estar à frente da direção juntamente com a professora Cintia Regina Mourão e o senhor João Carlos Hoffman, conduzindo essa instituição que completou 82 anos, sempre formando pessoas aptas para o agronegócio, para a atividade da agropecuária e repito, principalmente, formando pessoas para serem plenamente aptas de desenvolver diversos serviços, diversos trabalhos, porque o Colégio Agrícola, antes de ser uma escola normal, ela também é uma escola para a vida”, comentou Rogério Schnell.

Texto: Andrea Borges

Fotos enviadas por Rogérgio Schenell