Código de postura do município determina quais as orientações para passeios com cachorros de grande porte

Código de postura do município determina quais as orientações para passeios com cachorros de grande porte

Publicado em: 12 abr, 2022 às 11:38

Recentemente um ouvinte da Ipiranga FM entrou em contato com nossa emissora questionando sobre quais as orientações para tutores ao levar cachorros de grande porte para passear.
De acordo com Código de Postura do Município determina que é permitida a circulação de cães em vias e logradouros públicos, incluídas as áreas de lazer e esporte, desde que sejam conduzidos com guia e enforcador ou guia e peitoral, independentemente de seu porte e se forem cães de guarda de médio, grande e gigante porte devem ser conduzidos com guia, enforcador e focinheira.
Além disso, o Código de Postura menciona que o tutor deve levar objetos necessários para recolher eventuais dejetos de seu animal. “Todo guardião será responsabilizado, por agressões que seu animal cometer contra pessoas ou outros animais, sob pena de incorrer nas penalidades constantes desta lei”, cita o Código de Postura do Município.
A Médica Veterinária da Vigilância Ambiental Caroline Marie Sundin De Paula destaca sobre essas determinações “Os passeios com os cães e gatos são importantes para que eles façam exercício, diminuam a ansiedade, e é algo divertido, mas deve-se tomar certos cuidados, isto é, não importa o porte do cão, ele deve ser conduzido com coleira e guia, cães de grande, médio porte ou qualquer animal que possa oferecer risco às pessoas e outros animais, devem ser conduzidos com guia, focinheira, além disso deve-se levar itens para limpar os dejetos dos seus animais quando sair de casa”, explicou.
De acordo com Código de Postura, considera-se competente, de modo geral, aquele a quem a Lei e regulamentos atribuem a função de autuar e em especial servidores municipais em exercício, aos quais caiba aplicar as penalidades previstas na legislação vigente.
Em caso de dúvidas, deve-se  entrar em contato com a Vigilância através do 3909-5096.

Texto Andrea Borges e Bruna Camargo
Foto: Unsplash