Ciclistas mirins de Porto Amazonas participam de provas de mountain bike com resultados expressivos
Um dos esportes mais difíceis de praticar individualmente ou em equipe, o ciclismo é subdividido em várias categorias. Longe das pistas lisas de velocidade, ou de asfaltos em grandes eventos como a famosa volta de Paris, o mountain bike é extremamente diferente.
A categoria prima pelos trajetos mais difíceis possíveis, com provas carregadas de dificuldades como lama, pedras soltas, areia, subidas estonteantes e descidas desafiadoras.
Não seria errado dizer que é um esporte para poucos e embora a bike seja um dos brinquedos mais democráticos que se apresentam às crianças desde os primeiros anos de vida.
No Noticiário P7 deste sábado (1°) os ouvintes acompanharam a história de duas pequenas princesas que entraram nessa “vibe” do “pedal insano” e participam de campeonatos oficiais de montain bike em nossa região.
Início no esporte
Esta é a história de duas meninas porto-amazonenses. Filhas do casal Francieli Teixeira Vodarski e Daniel Vodarski, as pequenas Luiza Manuella Vodarski de apenas 05 anos e sua irmã Laura Vitória Vodarski, com 11 anos, participantes do Circuito Metropolitano de Mountain Bike, já trazem em seus currículos participações em três eventos distintos com conquista de troféus de primeiro lugar.
No ano passado aconteceu um dos eventos na cidade de Porto Amazonas e ambas as atletas foram inscritas na Categoria kids. As então estreantes na modalidade, ficaram com o segundo lugar em suas provas distintas, separadas por idades.
A mãe Francieli conta que “esse foi o primeiro campeonato que as meninas participaram aqui na cidade mesmo, onde pegaram gosto e querem praticar cada vez mais esse esporte”.
Últimas competições
O ano de 2023 já apresentou três etapas, onde as ciclistas mirins também trouxeram troféus pra casa.
A primeira das três etapas percorridas foi em Fazenda Rio Grande, onde Laura Vitória ficou com o 2º Lugar na Categoria kids, já a Luiza Manuella subiu ao lugar mais alto do pódio com o 1º Lugar também na categoria kids.
A segunda etapa foi no município de Campo Largo, e nesta prova, Laura Vitória subiu de categoria, ao participar da categoria Light Família, onde correu em dupla com seu pai. Ela e Daniel ficaram então em terceiro lugar. Ainda na categorias Kids, Luiza Manoela ficou na segunda colocação.
No último evento disputado domingo passado em Morretes, uma das provas mais difíceis da temporada, segundo o ciclista palmeirense, e já veterano nas corridas da categoria, Gilberto Cardoso, na Categoria Light Família, Daniel e Laura Vitória ficaram com a melhor colocação, pra comemoração em família ficar ainda melhor a pequena Luiza Manuella também trouxe pra casa o troféu de primeiro lugar.
Próximo competição
Segundo informações repassadas pela mãe das pequenas ciclistas, o próximo compromisso será em Balsa Nova no início de maio, prova válida pelo Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. Ela contou que a família realiza treinos todos os dias com trajeto próximos aos 20 km.
Texto: Rinaldo Agottani
Fotos enviadas para Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Palmeira é destaque na premiação da AMCG Esportes 2024
O município de Palmeira brilhou na cerimônia de premiação da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Esportes 2024, realizada em Ponta Grossa. Entre os grandes campeões, Palmeira garantiu o 1º lugar no Grand Prix de Vôlei Adulto Masculino, com o atleta Lincon Kelvin Ferreira dos Anjos sendo eleito Leia Mais
Atletas mirins de Palmeira brilham no Festival Paranaense de Handebol Sub-12
Aconteceu neste fim de semana o Festival Paranaense de Handebol, categoria Sub-12, promovido pela Liga de Handebol do Paraná, Região Sul em Ponta Grossa, para equipes masculinas e femininas. A equipe feminina Sub-12 de Palmeira, formada por atletas de Leia Mais
Equipe feminina adulta é vice campeã nos Jogos Abertos do Paraná
A equipe Feminina Adulta de Handebol de Palmeira disputou neste fim de semana o título da Série Prata dos Jogos Abertos do Paraná. O quadrangular final reuniu as equipes de Palmeira, Astorga, Umuarama e Florestópolis. Nas semifinais a partida Leia Mais