Celebração da Paixão e Via Sacra marcam Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão e Via Sacra marcam Sexta-feira Santa

Publicado em: 15 abr, 2022 às 6:54

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão relembra aos cristãos a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O Padre João Marcos Polak explica sobre a data, onde os fiéis meditam sobre a morte de Cristo.
Na sexta-feira maior, não realiza-se celebração, pois é um dia dedicado a reflexão e meditação sobre a entrega de Cristo a Cruz. “Então é o dia de venerar o crucifixo, as comunidades preparam um momento específico para a adoração ao Santíssimo, pois no dia anterior o Santíssimo é tirado do sacrário, e é levado a um outro local, pois neste momento Jesus está vivendo o seu processo de entrega para nós, e também essa questão simbólica de cobrir as imagens nos ajuda a viver o mistério da fé”, explicou o Padre João Marcos
Portanto hoje acontece a Via Sacra, a procissão de Cristo Morto, de acordo com o Padre os três dias de Tríduo são envolvidos por uma mística pois esse dia é um dia penitencial. “Temos a graça de fazer a procissão do Cristo morto rezando a via-sacra, e a via Sacra é contemplar a história de Jesus, a sua entrega, o seu julgamento, os mistérios dolorosos, a coroação de espinhos, o encontro com Maria e tudo aquilo que já sabemos. Mas é ele contemplando, rezando junto com o povo de Deus, também é uma celebração muito bonita. Esses três dias de celebração são únicos, começam na quinta e terminam no sábado”, disse.

Confira a programação de celebrações deste dia

Sexta-feira Santa (15) – 15h

  • Matriz
  • Rincão do Cocho
  • Colônia Maciel
  • Faxinal dos Quartins
  • Fátima
  • Porto Amazonas

19h Via Sacra/Procissão do Cristo Morto

Imagem: Cathopic
Texto: Andrea Borges