Girassol promove neste domingo "Carneiro e pão no buraco"
Domingo (02) tem Carneiro no buraco em Palmeira. Será num terreno anexo ao Restaurante Girassol, que há bem pouco tempo incluiu o prato “Carneiro fora do buraco” como Prato da Boa Lembrança.
Embora não seja prato típico da região, a chef e proprietária do Girassol, Rosane Radecki quis fazer uma homenagem à mãe dela, que nasceu em Campo Mourão, onde a tradição nasceu há séculos, quando os jesuítas chegaram por ali e ensinaram como cozinhar alimentos envoltos em folhas de bananeira dentro de buracos. Por circunstâncias práticas, em vez de cozinhar no buraco, o stinco de cordeiro é cozido lentamente em panela de ferro, com vegetais e vai à mesa acompanhado de farinha de mandioca, crocante de milho, arroz e salada simples.
O prato tem feito tanto sucesso no restaurante, que, desta vez, vai ser no buraco mesmo. E, para tanto, terá a execução de quem mais entende do assunto em Campo Mourão:Walter Tonelli, o Peteleco. Ele faz parte da Associação Panela, equipe responsável pelo preparo do prato na Festa Nacional do Carneiro no Buraco há 16 anos, tempo em que também é o coordenador da Cozinha Única do evento.
O buraco já está pronto (foi feito pelo jardineiro do Girassol) e, na noite de sábado, a lenha será colocada lá no fundo, para queimar e aquecer este tipo de forno natural. Na madrugada do domingo será assentado o tacho tampado e em seguida coberto de terra, para permitir o lento cozimento da carne de carneiro (fornecida pela Castrolanda) e de seus devidos acompanhamentos:batata doce, batata-salsa, cenoura, maçã miúda (inteira), chuchu, abobrinha, cebola miúda (inteira), tomate miúdo (inteiro), mandioca, vagem e pimentão.
O preço será de R$ 50 por pessoa, para prato principal (com direito a repetição), mais acompanhamentos:Pirão feito do caldo do cozimento do carneiro, arroz branco e salada. De sobremesa, um caseiro Sagu ao vinho, com creme.
Também haverá um elemento extra no buraco:pão. Rene Seifert Jr, da Pão da Casa, uma referência em pães de Palmeira, receberá outro padeiro de ponta, o uruguaio Oscar Luzardo, de La Panoteca, para, juntos fazerem uma experiência de assar alguns pães no mesmo buraco, para ser servido aos presentes.
Para beber, cervejas artesanais. De Palmeira, é claro. Haverá chope da Nat Bier e também da Usinamalte, que tem fábrica na Colônia Witmarsum.
Rosane Radecki e seus companheiros da organização estão preparando um evento para 100 pessoas, com início marcado para o meio dia e sem hora para terminar. Serão montadas tendas com mesas para permitir a confortável acomodação de todas as pessoas – com qualquer tempo.
Informações:Gazeta do Povo.
Notícias Relacionadas
Curso de preparo e decoração de bolos ainda recebe inscrições
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Preparo e Decoração de Bolos Contemporâneos, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira, por meio do Departamento de Rendas, Indústria, Comércio e Emprego e Procuradoria da Mulher. Data: Leia Mais
Cartórios explicam registro de nascimento de crianças em ano bissexto
Desde 2000, 2.206 paranaenses nasceram no dia 29 de fevereiro, data que se repete somente há cada quatro anos Todos os anos, paranaenses nascidos no dia 29 de fevereiro enfrentam um dilema: como comemorar seu aniversário se a data Leia Mais