Carga e lacração das urnas em Palmeira será no dia 22 de setembro

No próximo dia 2 de outubro acontece as eleições gerais em nosso país. De acordo com informações repassadas pelo Chefe de Cartório Eleitoral do Município, Adilson Severino da Silva, em Palmeira são 26.604 eleitores aptos a votar e 33 locais de votação entre colégios, escolas municipais, barracões de comunidades do interior e 83 seções. Já Porto Amazonas, é constituída por 3.780 eleitores, três locais de votação e doze sessões eleitorais.
Carga e lacração das urnas
O Chefe de Cartório Eleitoral também informou que está agendado para 22 de setembro a cerimônia de carga e lacração das urnas a partir das 8h. “Faço já aqui uma convocação para que toda pessoa que tenha interesse em verificar, até mesmo fiscalizar o preparo das urnas onde a gente vai ser colocado os eleitores, os candidatos, os lacres das urnas, fazer uma votação simulada em pelo menos três urnas que segundo a resolução que cuida das eleições exige”, disse Adilson ao explicar que partidos políticos, Ministério Público, OAB, também são chamados para este dia.
Orientações para o dia da eleição
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão deve separar a seguinte documentação necessária para votar: o título eleitoral (vale a versão digital do aplicativo e-Título ou o documento impresso no Autoatendimento do Eleitor) e um documento oficial com foto, que pode ser o RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe, como da OAB, Crea, CAU, CFM, etc. Ao chegar à seção eleitoral designada (cujo endereço pode ser consultado no Portal do TSE), o eleitor deverá esperar na fila a sua vez de votar.
No dia da votação, a eleitora ou o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Contudo, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação.
Ordem de votação
Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:
– deputada ou deputado federal (quatro dígitos)
– deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos)
– senadora ou senador (três dígitos)
– governadora ou governador (dois dígitos)
– presidente da República (dois dígitos).
“Colinha” no dia da votação
Outra orientação repassada pelo Chefe de Cartório Eleitoral, é de que o eleitor leve uma “colinha” com os números dos candidatos para votar no dia da eleição. “Vai agilizar muito o processo, o eleitor vai votar mais rápido e não não vai ter problemas de esquecer algum número e não poder concluir o seu voto”, reforçou Adilson.
Biometria
Ele também explicou que as pessoas que já tiveram a biometria coletada serão identificadas por esse sistema. “Então levando isso em conta, talvez a demora na captura da digital, mais cinco cargos em disputa pra pessoa digitar, talvez leve um tempinho pra um eleitor concluir sua votação. Por isso solicitamos que a pessoa tenha paciência, procure votar nos horários que ela entende que seja que tem menos gente na sessão pra que não precise enfrentar fila”, orientou Adilson.
Texto: Bruna Camargo e Elder Scolimoski com informações do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Elder Scolimoski/Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Câmara de Palmeira realiza 11ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (15)
A Câmara Municipal de Palmeira realiza nesta terça-feira (15) a 11ª Sessão Ordinária de 2025. Estão em pauta requerimentos com pedidos de informações sobre o transporte escolar, infraestrutura em escolas e ampliação da frota, além de prorrogação de prazo Leia Mais
Palmeira sedia primeira reunião ordinária da AMCG em 2025
A cidade de Palmeira foi palco, na última sexta-feira (04), da primeira reunião ordinária de 2025 da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O encontro, realizado no mês em que o município celebra seus 206 anos, reuniu prefeitos, vices, vereadores, deputados estaduais, federais e representantes do Governo do Leia Mais