Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá (PR) recebe tombamento definitivo do Iphan
Representativo do processo de ocupação da região Sul do país, o Conjunto da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, em Balsa Nova, no Paraná, é definitivamente Patrimônio Cultural Brasileiro. O tombamento definitivo foi decidido por unanimidade nesta terça-feira (03/09), durante a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O bem recebeu tombamento provisório do Iphan em 2012, faltando apenas a análise técnica do Conselho Consultivo para a proteção definitiva. Situada na área rural do município de Balsa Nova, a cerca de 50 km de Curitiba, a capela foi construída entre 1727 e 1730, para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição que Antônio Tigre, fundador do então povoado de Tamanduá, mandou vir de Portugal. A edificação foi levantada no mesmo local onde antes teria existido uma capela de madeira construída pelos frades carmelitas, por volta de 1709.
De acordo com o parecer técnico que recomenda o tombamento, a edificação é símbolo do movimento denominado tropeirismo e do processo de ocupação dos Campos Gerais do Paraná, na expansão da fronteira oeste da região e do sul do país. O tropeirismo, também conhecido como colonização tropeira ou Caminho das Tropas, resultou na fundação de várias cidades, deixando um legado cultural e econômico.
Informações: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional /Letícia Maciel
Fotos: Iphan-PR