Câmara Municipal de Palmeira aprova criação da Procuradoria da Mulher

Câmara Municipal de Palmeira aprova criação da Procuradoria da Mulher

Publicado em: 26 jul, 2023 às 15:06

A Câmara Municipal de Palmeira aprovou na terça-feira (25) o projeto de resolução 161/23, de autoria do vereador Lucas Santos (União Brasil). A proposta visa criar a “Procuradoria da Mulher” no âmbito do legislativo palmeirense. 

Os números  de violência interpessoal e auto provocada contra a mulher, bem como casos de violência física no município de Palmeira (registrados pela Secretaria de Saúde), que somam mais de 150 ocorrências, têm sido alarmantes. Além disso, foram estabelecidas 69 Medidas Protetivas pela Polícia Civil de Palmeira somente no último semestre, destacou o vereador Lucas em suas redes sociais.

Diante dessa realidade preocupante e a necessidade urgente de medidas para conter essa crescente, a Procuradoria da Mulher surge como uma iniciativa crucial. De acordo com o vereador, o seu objetivo será o acolhimento das mulheres vítimas de violência, proporcionando-lhes segurança e amparo ao efetuarem denúncias. 

Ainda segundo o vereador a atuação da Procuradoria não se limitará apenas ao acolhimento. Ela também desempenhará um papel fundamental na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que informações e denúncias sejam encaminhadas aos órgãos competentes de forma ágil e eficiente. 

Lucas Santos reiterou ainda que para viabilizar essa tarefa, a Procuradoria da Mulher trabalhará em estreita colaboração com a Assembleia Legislativa do Paraná, a Polícia Civil e o Ministério Público, unindo esforços em prol de um ambiente seguro e justo para todas as mulheres em Palmeira. Nesse contexto, a nomeação de uma procuradora-adjunta mulher, é uma estratégia adotada para proporcionar maior conforto e confiança às vítimas, incentivando-as a denunciar sem receios ou inseguranças. 

Texto: Da redação

Foto: Arquivo Ipiranga FM