Buscas por roedores silvestres no interior do município acontece em três localidades de Palmeira

Na semana passada, equipes da Secretaria de Saúde do Paraná, em parceria com a 3ª Regional de Saúde e a Vigilância Municipal, intensificaram seus esforços na luta contra a hantavirose, uma doença potencialmente grave transmitida por ratos silvestres.
As equipes se deslocaram para pontos estratégicos no município de Palmeira, onde foram instaladas 40 armadilhas diariamente, visando identificar a possível presença de roedores portadores do vírus. O trabalho de busca, com as armadilhas, finalizou no domingo (12).
Um dos focos principais das ações foi direcionado para a área de Pinheiral de Baixo, enquanto outro ponto de interesse foi estabelecido na localidade de Queimadas e um terceiro ponto na localidade de Vilinha. Essas áreas foram selecionadas com base em informações e indícios de atividade de roedores, tornando-se alvos prioritários para a intervenção.
A iniciativa assume um papel crucial devido a um caso preocupante registrado em nosso município, onde uma morte na área rural foi atribuída à hantavirose, uma doença potencialmente letal. O vírus é transmitido principalmente por meio da inalação de partículas contaminadas presentes nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres.
Essa ação preventiva visa garantir a segurança e a saúde de todos, reduzindo os riscos associados à hantavirose e outras doenças transmitidas por roedores silvestres.
Texto: Da redação
Foto: Arterra/Getty Images
Notícias Relacionadas
Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves celebra 78 anos de história
No último sábado (26), o Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves comemorou 78 anos de história e conquistas na educação de Palmeira e região. O diretor Lívingston Garcia usou as redes sociais da instituição para homenagear a escola e celebrar Leia Mais