Brasileiro usa cada vez menos cheque

O número de pessoas que usam cheque para compras no dia a dia é cada vez menor. No ano passado foram compensados quase duzentos milhões de cheques, uma queda de 7% em relação a 2021. Para se ter uma ideia, em 1995 foram compensados 3,3 bilhões de cheques. Os dados são da Federação Nacional de Bancos (Febraban).
O avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, e a criação do pix em 2020 são os principais fatores que explicam a significativa redução observada ao longo de cerca de 30 anos no uso do cheque.
O levantamento mostrou que o valor médio do cheque gira em torno de R$3.200. Segundo a Febraban, isto significa que o brasileiro usa o cheque para transações de maior valor, enquanto o pix é utilizado como meio de pagamento para transações de menor valor.
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais