Banda Lira Celeste é inscrita como patrimônio imaterial cultural de Palmeira

Banda Lira Celeste é inscrita como patrimônio imaterial cultural de Palmeira

Publicado em: 20 nov, 2019 às 16:02

Em uma celebração de ação graças pelo Bicentenário do Município realizada na noite da última terça-feira (19); juntamente com o prefeito municipal, Edir Havrechaki, reuniram-se representante de lideranças, músicos, secretários, comunidade religiosa e palmeirense; para prestigiar a solenidade onde foi inscrito no Livro Tombo do Município a Banda Lira Celeste, que completou seus 57 anos de funcionamento, pertencente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, com 69 anos.
Em sua fala, o prefeito, ressaltou o quanto é bonito e merece reconhecimento os integrantes da Banda, qual executam lindamente seus hinos. “Eu sinto inveja branca de todos vocês, porque particularmente eu acho lindo o dom de conduzir um instrumento musical e executar a partitura. Somos prestigiados em ter a Banda Lira Celeste”, disse Edir. “Sem contar no caráter social que a música interfere na vida de jovens e pessoas, aqui estão provas de pessoas que melhoram e jovens que vem melhorando sua vida por conta disto”, completou.
A Banda Lira Celeste, conta com 30 integrantes, e mais a participação da Orquestra Municipal, possui atualmente o músico Samuel Schulli como maestro, é o quarto bem inscrito como patrimônio imaterial cultural do município de Palmeira. Antes delas, já haviam sido decretados nesta condição o Pão no Bafo, prato típico da culinária dos alemães do Volga que foi integrado à cultura alimentar do município; a Fanfarra Dr. Arthur Orlando Klas, do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves; e a Gengibirra, bebida gasosa feita a partir do gengibre, fabricada desde o final do século 19 pelo imigrante italianos Hugo Cini, que veio ao Brasil para participar da comunidade anarquista da Colônia Cecília.


O repertório da Banda Lira Celeste é composto por hinos da Harpa Cristã, hinos avulsos, peças, dobrados e hinos cívicos. Tem sua função principal de participar dos cultos da sede e das congregações, mas quando convidada também faz apresentações em eventos cívicos, além de já ter atuado por um curto período como Banda Municipal de Palmeira. Visando a preservação e constante renovação dos componentes, a banda oferece aulas, ministradas pelo professor Cornélio Wenc, e instrumentos gratuitos para todos os que quiserem aprender música e tiverem interesse em ingressar no grupo.

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira