Aumento no consumo de orgânicos: Conheça mais sobre os benefícios destes alimentos

Aumento no consumo de orgânicos: Conheça mais sobre os benefícios destes alimentos

Publicado em: 3 ago, 2022 às 10:27

Uma pesquisa divulgada no site da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mostra o aumento do consumo de alimentos orgânicos. O dado traz um levantamento da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), no primeiro semestre de 2020, evidenciando que a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no Brasil.

O Ministério da Saúde aponta que promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente é o objetivo da produção orgânica vegetal e animal.

A Nutricionista Michele Stavski explica o que constitui um alimento orgânico, além dos seus benefícios. “Alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e componentes químicos que são prejudiciais a saúde. Essas substâncias, elas são utilizadas nas plantações para evitar insetos, doenças ou plantas daninhas. Pensando em saúde e na longevidade, é importante sim que as pessoas consumam alimentos orgânicos sempre que puderem. Qual são os benefícios do consumo do alimento orgânico? Esse alimento, ele é isento de agrotóxico, o sabor e o aroma são mais intensos, a gente tem uma maior concentração de nutrientes nesse alimento, então ele é mais saudável também um outro benefício é o estímulo da produção orgânica, então, consumir esses alimentos orgânicos e incentiva os pequenos produtores locais ao oferecerem mais alimentos nutritivos, frescos e com mais sabor. E como saber se o alimento é orgânico? As frutas e hortaliças vendidas direto ao consumidor em feira, o produtor deve apresentar um certificado de cadastro que comprova o seu vínculo com o Ministério da Agricultura. Produtos vendidos já embalados no comércio devem ter o selo federal do Sisorg – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, o selo garante que esse produto foi fiscalizado e que cumpre todas as exigências estabelecidas na lei. Vale ressaltar que em nossa cidade existe o comércio de alimentos orgânicos, toda quarta e sábado você encontra os produtos no Mercado Municipal e todo sábado na feira verde, em frente ao cemitério. Então vamos incentivar o nosso comércio local e incluir os alimentos orgânicos na nossa mesa”, explicou.

Associação dos Produtores Ecológicos de Palmeira
O Presidente da Associação dos Produtores Ecológicos de Palmeira (APEP) Luiz Alfredo Sluzars fala sobre as famílias que fazem parte do grupo São Francisco de produção orgânica, cadastradas no Ministério da Agricultura. “Nós temos aqui no município 12 famílias que fazem parte do grupo São Francisco de Produção Orgânica. É claro que tem  muitas famílias que produzem seus próprios alimentos sem usar produtos químicos ou com com mínimo de uso de produtos químicos, mas esses agricultores, eles não estão cadastrados no Ministério da Agricultura como produtores orgânicos. As nossas 12 famílias sim, essas estão certificadas dentro da rede eco vida, que é o sistema participativo de certificação, pelo nome ou pelo número do cadastro qualquer pessoa pode acessar o cadastro geral do Ministério da Agricultura e vai encontrar em todos os dados, plano de manejo as culturas que se agricultores produzem, e as técnicas que são utilizadas, que as técnicas são mais ou menos as mesmas, só variam de acordo com o produto a ser  produzido”, disse Luiz.

Outra questão destacada por Sluzars trata do aumento na procura desses alimentos, especialmente na pandemia.
Ele contou também que além da venda na feira que acontece nas manhãs de sábado ao lado da Praça Domingos Theodorico de Freitas (Praça do Cemitério), existe a venda semanal de sacolas com produtos orgânicos. “Nós temos percebido sim, o aumento no consumo desses produtos, principalmente durante a pandemia, porque muitos médicos  fazem a recomendação de uma alimentação mais equilibrada,  mais substanciosa, mais pura. Nós tivemos muitas pessoas que começaram a aderir  ao consumo desses produtos. E além da feira, nós temos a entrega de sacolas, para as pessoas que querem receber a sua sacola de produtos toda semana em casa. Elas devem ir até a feira e falar com os feirantes para receber os produtos. Imaginamos que cada vez mais vai aumentar o consumo desses produtos, já vemos muitas outras lavouras grandes usando muitas outras técnicas, existem lojas que comercializam produtos biológicos para agricultura em Palmeira, para controle de insetos, fungos, então acreditamos que a tendência vai aumentar e o consumo também“, disse ele.

Texto: Andrea Borges e Bruna Camargo
Foto: Pixabay