Atividade física na terceira idade e os cuidados com o corpo e a mente

Atividades físicas e de lazer proporcionam inúmeros benefícios desde o cuidado com a saúde na prevenção e controle de doenças, além de propiciar sensação de bem estar e reduzir ansiedade e do estresse e exercer efeitos no convívio social do indivíduo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ano passado levantamento sobre a prática de esportes e atividades físicas na população de 15 anos ou mais. O IBGE identificou que mais da metade da população brasileira está sedentária. Ainda Segundo o IBGE, a população acima de 60 anos é a que menos se exercita.
Em Palmeira, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)desenvolve várias atividades para a terceira idade. De acordo com a professora de Educação Física Renata Silva os idosos realizam confecção de artesanato, e atividades físicas como alongamento, ginástica e dança. Entre as ações desenvolvidas estão aula de dança gaúcha, que acontece toda quarta-feira, no Salão da secretaria de Assistência Social, xadrez na sexta-feira, além dos passeios e viagens e bingo realizado a cada dois meses, com comemoração dos aniversariantes.
A professora explica que para fazer parte dos grupos de convivência é preciso ter mais de 60 anos e ir ao CRAS para conseguir uma vaga. O CRAS também oferece assistência apoiando os grupos dos bairros, como da Vila Rosa, Rocio e da localidade de Vieiras.
Silva ressalta a importância das atividades física e de lazer para idosos. “Eu como professora de Educação Física e estando todas as tardes direto com eles no CRAS, acredito que a atividade física é muito relevante para saúde física e mental dos idosos. É muito importante essa interação com os colegas e conosco”.
O CRAS de Palmeira está localizado na Rua Vicente Machado nº 197 e o telefone de contato é 3909-5039.
Foto:Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais