Assessora de Desenvolvimento Econômico explica como elaborar um currículo

O currículo tornou-se um documento imprescindível na hora de solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo. O currículo serve para descrever a trajetória de uma pessoa (seus estudos e conhecimentos, e todos os dados que ajudam a entender sua experiência profissional).
Alguns cuidados devem ser tomados ao elaborar um currículo, pois é a partir dele que o empregador vai se interessar pelo candidato, desejando descobrir mais ao seu respeito e, posteriormente, agendando uma entrevista. A Assessora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Palmeira, Simone de Fátima Kieras, comenta sobre a importância de entregar um documento limpo, sem amassados ou sujeiras. “O currículo deve estar em perfeito estado, sem manchas de gordura ou rasgos, uma dica é colocar em uma pasta, envelope ou plástico para que ele chegue perfeito em seu destino. Se for necessário foto, coloque uma foto sua a mais aproximada de quem você é, não coloque muito filtro na foto”, disse.
A assessora comentou também que o número de telefone colocado para contato deve estar ativo e o candidato deve ficar atento as ligações. “O empregador não irá ligar várias vezes, ele ligará uma vez. Uma dica é observar sempre se ficou alguma chamada perdida e retornar essas chamadas”, comentou Simone.
Já sobre as referências, Simone destaca que devem ser colocados no mínimo as 3 últimas experiências de trabalho.“Independente se foi registro em carteira ou não, essas informações devem ser verídicas, você as afirmará e podem gerar curiosidade e interesse quando o currículo chegar ao empregador. Fale de suas habilidades também, como por exemplo: sou organizada, sou pontual, sou comunicativa, tenho capacidade de aprendizado rápido para assumir novas responsabilidades, facilidade de lidar com público diverso, use sua criatividade”, pontuou.
Sobre cursos profissionalizantes, o trabalhador deve definir e mapear dentro do seu objetivo, o qual pretende desempenhar uma produtividade trabalhista e buscar a qualificação. Os cursos oferecidos e as vagas de emprego disponíveis podem ser encontrados na página prefeitura de palmeira palmeira.br.gov.br.
Texto: Andrea Borges com informações de InfoEscola
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5
Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5. O anexo a Ordem Leia Mais
Secretaria Municipal de Saúde confirma 26 casos de dengue em Palmeira
De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde, Palmeira registra 26 casos confirmados de dengue, um aumento significativo em relação aos 18 casos registrados na semana passada. Ao todo, foram feitas 173 notificações, Leia Mais
Mãe do Padre Albino Dziadzio falece aos 98 anos
Faleceu na tarde de ontem (23), no hospital Santa Casa de Palmeira, a senhora Maria Dziadzio, mãe do Padre Albino Dziadzio. Ela tinha 98 anos de idade e era muito querida pela comunidade local. Dona Maria era viúva de Estephano Dziadzio (in memoriam) e deixa um legado de fé, Leia Mais