Arcebispo de Curitiba orienta católicos sobre processo eleitoral e convivência democrática
Com o início da campanha eleitoral nos municípios, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, veio a público oferecer orientações aos fiéis católicos sobre o processo eleitoral. Em um comunicado recente, Dom Peruzzo destacou a importância de uma escolha consciente e respeitosa dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador.
O arcebispo incentivou a leitura da “Cartilha de Orientação Política 2024”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 2, em julho. A cartilha, segundo ele, oferece orientações simples, neutras e esclarecedoras sobre o processo eleitoral. “Vamos escolher para o executivo quem vai administrar e também para os legislativos, os nossos municípios. Procure na sua paróquia a cartilha de orientação política”, disse Dom Peruzzo.
No mesmo comunicado, ele fez um apelo à moderação durante as discussões políticas dentro das comunidades, pedindo que os debates sejam realizados com respeito e sem causar divisões entre os fiéis. “Vamos evitar conflitos por razões políticas. Falar com respeito, especialmente sobre temas importantes quanto às eleições”, enfatizou o arcebispo, lembrando que a linguagem ofensiva não contribui para o bem comum.
Outro ponto importante abordado por Dom Peruzzo foi a participação política consciente. Ele destacou que aqueles que se distanciam da política acabam sendo impactados pelas decisões de quem participa ativamente. “Quem diz não gostar de política será governado por quem gosta. Melhor oferecer nossa adesão consciente, responsável e pacificadora”, afirmou.
Aos candidatos que pertencem às comunidades paroquiais, a Arquidiocese de Curitiba sugeriu que suas atividades políticas não interfiram nos serviços comunitários. Recomenda-se que esses candidatos se afastem temporariamente de suas funções na igreja durante o período eleitoral e retornem após a campanha. Além disso, o arcebispo desaconselhou o uso de instalações paroquiais para fins político-partidários, reiterando que, apesar da candidatura, os membros continuem a frequentar suas comunidades de fé.
Por fim, Dom Peruzzo fez um chamado à paz durante o processo eleitoral. “Que sejam pacíficas e pacificadoras as nossas eleições. Poderemos colaborar com o bem comum, com grandeza e nobreza de espírito”, concluiu.
No vídeo, disponível no canal do Youtube da Arquidiocese de Curitiba, é possível acompanhar o comunicado na íntegra
Texto com informações do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba por Luiz Fernando Hanysz
Foto: Youtube da Arquidiocese de Curitiba
Notícias Relacionadas
Eleições da AMCG definem nova diretoria para o período 2025/2026
A Associação dos Municípios da Região Centro-Oeste de Goiás (AMCG) está prestes a realizar o processo eleitoral que elegerá a nova Diretoria Executiva para o biênio 2025/2026. A eleição será realizada a partir das 12h do dia 5 de Leia Mais
Vereador eleito Fritz Kliewer discute segurança pública em Witmarsum
Na terça-feira (19), o vereador eleito Fritz Kliewer, acompanhado do presidente da Associação de Moradores de Witmarsum, Rubens Kliewer, visitou o posto da Polícia Militar na colônia para iniciar o planejamento de ações de segurança pública. A iniciativa está Leia Mais