Apicultores de Palmeira estão na atividade regulamentada desde 2007
No dia 22 de maio, foi comemorado o Dia do Apicultor, uma data especial para homenagear aqueles que se dedicam à produção de mel.
No Paraná, estado que se destaca nacionalmente nessa atividade, a data foi marcada por celebrações e reconhecimento aos apicultores locais. Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o Paraná é o segundo maior produtor de mel do Brasil, com uma produção de 8.638 toneladas, representando cerca de 14% do volume nacional de 60.966 toneladas. Este resultado mostra um crescimento de 2,6% em relação à safra de 2021, que foi de 8.418 toneladas. O Rio Grande do Sul lidera a produção com 9.014 toneladas.
Em Palmeira, na localidade de Correias, a família do senhor José Ailton Bohenkem está entre os apicultores que contribuem para essa significativa produção. Desde 2007, eles atuam na apicultura de forma regulamentada, com todos os cuidados necessários para garantir a qualidade e segurança do mel produzido.
Em entrevista a Ipiranga FM, José e Ana Bohenkem compartilharam detalhes sobre a sua jornada na apicultura e a comercialização do “Mel Doce Mel”. “Eu sempre gostei de trabalhar com abelhas. Em 2007, conseguimos o rótulo e, desde então, colocamos no mercado com toda a regulamentação e acompanhamento da vigilância sanitária. Comercializamos nosso mel com nota fiscal, tudo certinho,” contou José Ailton Bohenkem.
A marca “Mel Doce Mel” pode ser encontrada nos supermercados e na feira orgânica realizada aos sábados na Feira Verde, em frente ao cemitério. Além do mel, Dona Ana diversifica a renda familiar com a produção de outros quitutes, como broa, pão caseiro, bolachas de mel, bolachas saborizadas, conservas.”Nossa principal atividade é a produção de mel, mas para complementar a renda, lutamos para conseguir um espaço inspecionado pela vigilância. Faço broa, pão caseiro, bolachas de mel, e vários outros produtos. Isso agrega valor à nossa presença na feira e ajuda na renda familiar,” explicou Dona Ana.
Um dos destaques mencionados por ela é a broa de pinhão, um produto diferenciado que já conquistou muitos consumidores na feira. “É uma coisa diferente que eu inventei e deu certo. Tem bastante gente que procura a broa de pinhão na feira,” comentou Ana.
Texto: Da redação
Foto: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais