Ano letivo da rede municipal de Palmeira inicia com 3.400 alunos nesta segunda-feira (06)

Ano letivo da rede municipal de Palmeira inicia com 3.400 alunos nesta segunda-feira (06)

Publicado em: 3 fev, 2023 às 13:29

A Secretária de Educação, Márcia Regina Pereira Ristow, esteve no noticiário P7 de sexta-feira (03) comentando sobre início do ano letivo da rede municipal de ensino de Palmeira.

Márcia iniciou comentando que o ano letivo de 2023, inicia com  3.400 alunos e quase 500 profissionais, entre professores, diretores, pedagogos, motoristas, serventes, auxiliares administrativos, agentes educacionais. A rede municipal de ensino conta com 5 Centros Municipais de Ensino, 9 escolas na zona rural e 4 escolas na zona urbana.

Uma novidade neste ano, é a entrega de um kit de material escolar aos alunos, sobre esse material a secretária comentou que todas as crianças do município receberão na segunda-feira (06) um kit básico com cadernos, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, tesoura, cola e lápis de cor.

Obras e reformas

A respeito do encaminhamento de algumas obras da rede municipal de ensino, Márcia comentou que a obra no Cmei Recanto dos Pequeninos foi finalizada, já as obras da escola Gabriel Prestes e do Cmei Cristo Rei ainda não estão concluídas mas ambas funcionarão escolas normalmente.

Obras escolares previstas para 2023 

Escola Nossa Senhora do Rocio (finalizando)

Escola Faxinal dos Quartins (finalizada)

Escola de Queimadas (projeto em andamento)

Escola Integrada (projeto em andamento)

Escola de Colônia Maciel (em processo de licitação)

Projetos e atividades

Neste ano não haverá desfile no dia de 7 abril por conta da data coincidir com a Sexta-Feira Santa, segundo Márcia, o desfile ficará para 7 de setembro, demais atividades como Minibol e Jepal deverão acontecer como habituado.

Márcia compartilhou sobre algumas conquistas e novidades na rede municipal de ensino. “Nós implantamos no município, 1/3 da hora atividade para todos os professores da rede municipal, isso é uma coisa nova, que não tinha, foi um pedido dos professores há muito tempo e nós conseguimos, está implantado 1/3 da hora atividade para todos os professores. A escola de tempo integral também está sendo a realização de um sonho. Também conseguimos diminuir em mais de 80% a lista de espera das creches, isso também é um ponto positivo dessa administração, está nos planos construir mais um cmei, mas nesse momento nós conseguimos reduzir em 80% essa lista. Nós estamos apoiando um projeto de atendimento às crianças com necessidades especiais, com dificuldades, enfim, que precisam desse atendimento especializado, então estamos trabalhando e eu acredito que esse ano a gente vai conseguir fazer muita coisa por essas crianças (…)”, comentou a secretária.

A secretária falou também sobre algumas dificuldades encontradas no processo de aprendizagem dos alunos em português e e matemática devido à pandemia, uma solução encontrada pela gestão foi o lançamento de uma formação para os professores que atuam com as crianças em sala de aula, uma formação específica de português e matemática, uma recomposição da aprendizagem, onde quem vai dar essa formação são os próprios professores. “Nós escolhemos uma professora do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano, porque elas estavam na sala de aula em 2022, elas conhecem a dificuldade, e elas vão saber como trabalhar, nessa formação será paga uma bolsa para os professores, eles vão receber pra estudar e para poder estar trabalhando com a criança em sala de aula”, revelou a secretária.

 

Texto e foto: Andrea Borges