AMCG Cultura segue com o projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’
Dirigentes do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) se reuniram nesta terça-feira em Ipiranga para conhecer mais um prato que fará parte do ‘mapa gastronômico’ da região. Lá, o prato apresentado, e saboreado, foi o carneiro no sal fino. O primeiro município a apresentar seu prato foi o de Palmeira, que levou os gestores da AMCG Cultura para degustar o Pão no Bafo, que, além de prato típico, é tombado como bem imaterial do município. “Estamos apresentando, e também descobrindo a identidade gastronômica dos municípios, para compor um novo projeto, chamado ‘Sabores dos Campos Gerais’”, adianta o coordenador da AMCG Cultura, o secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Santos Joanassi Filho.
O resgate histórico será peça chave do projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’, característica que já pode ser percebida nos primeiros pratos degustados pelos gestores da região. O Pão no Bafo veio com os imigrantes alemães do Volga; e o carneiro no sal fino, da época dos tropeiros, conforme a secretária de assistência social de Ipiranga, Vera Lucia Florindo. “O carneiro acompanhava os tropeiros em suas viagens. E quando pausavam para descanso, o matavam na hora e colocavam direto no fogo”, explica, confidenciando que o segredo do prato de seu município é que a carne deve ser fresca. “Nada de ir para a geladeira para não perder a textura”, avisa.
Na reunião desta terça-feira, outros municípios já contaram como anda seu resgate histórico gastronômico para compor o projeto “Sabores dos Campos Gerais”. Alguns municípios já contam com pratos típicos, por meio de legislação municipal, e bem representativos, como é o caso de Ponta Grossa e de Telêmaco Borba, por exemplo, que contam com a ‘Alcatra no Espeto’, e o ‘Entrevero de Pinhão’, respectivamente. Piraí do Sul também conta com legislação municipal, mas de sua bebida típica, a ‘Cabriúva’ – que tem como base o vinho e a gemada. Com forte colonização ucraniana, o município de Ivaí pensa em tombar como bem imaterial, o seu famoso pirogue.
Outros municípios estão realizando um resgate junto a sua população. Em Tibagi, uma das atrações da Semana da Consciência Negra, que terá início no dia 13 e novembro, será a divulgação do saber fazer da ‘Paçoca de Carne’, com atividades nas escolas, inclusive. “Realizando pesquisa junto a comunidade, descobrimos ainda, além da paçoca de carne e do bolinho de polvilho que já são famosos, a ‘carne de tacho guartelá’”, conta o diretor de Cultura, Sidnei Bielski.
Na cidade aonde o mel é conhecido por sua pureza, pratos a base dele estão sendo ‘buscados’. Além da referência do mel, o diretor de Cultura Jackson Benites, conta que está procurando referências também dos povos indígenas. Ortigueira conta com a localidade de Queimadas, área dos índios Kaingang.
Castro também fará o resgate junto a sua população. Conforme a diretora, Amelia Podolan Flugel, está sendo elaborado no município um novo guia turístico, e para isso já está sendo feito um levantamento, com um questionário para a população. “A identidade gastronômica da comunidade será abordada”, ressalta.
Receitas
O projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’ será finalizado com a publicação de um livro com as receitas e a história de cada um dos pratos escolhidos como identidade dos municípios. Além das receitas, o livro contará com fotografias da própria comunidade. Para isso cada Prefeitura dos 19 municípios da AMCG está preparando Concurso com o tema gastronomia. Os pratos serão apontados por cada uma das Prefeituras.
Notícias Relacionadas
Segunda edição do Festival de Teatro de Palmeira continua neste fim de semana
Os palcos do Cine Teatro Municipal seguem cheios de arte e emoção com o 2º Festival de Teatro, que acontece até domingo, dia 1º de dezembro. As apresentações começaram na semana passada e continuam desta sexta-feira (29), até domingo Leia Mais