Alunos tem até quinta-feira (07) para registrar candidaturas para o Parlamento Jovem
O prazo final para o registro de candidaturas ao Parlamento Jovem é quinta-feira (07), conforme anunciado por Vanessa Albano, Coordenadora do programa.
Desenvolvido pela Câmara de Vereadores, o programa visa proporcionar aos jovens palmeirenses uma experiência de politização, focando no entendimento do funcionamento do poder legislativo e nas atribuições dos vereadores. “O programa tem como propósito levar a juventude palmeirense a politização, ou seja, não é ensinar a política partidária, mas ensinar como funciona o poder legislativo, as atribuições dos vereadores para que este aluno se torne um eleitor consciente, um líder dentro da sua comunidade, saiba reivindicar com propriedade seus direitos”, comentou Albano.
Os interessados em participar do Parlamento Jovem devem registrar suas candidaturas até quinta-feira (07). O processo eleitoral ocorrerá em duas etapas, com a primeira fase marcada para 7 de março, quando os alunos interessados se colocarão à disposição para a eleição. “Nessa etapa, 15 instituições de ensino realizarão eleições internas para escolher seus representantes, que avançarão para a segunda fase. Esta última etapa está agendada para 14 de março, às 14:00, na Câmara Municipal. Durante esse evento, cada aluno apresentará um discurso explicando por que deseja tornar-se um Parlamentar Jovem, seguindo regras que proíbem a divulgação de nomes completos, escola e informações sobre a residência rural ou urbana”, explicou a Coordenadora.
Os participantes serão avaliados por vereadores, que atribuirão notas com base em dois critérios principais: desenvoltura e argumentação. Os nove candidatos com as melhores médias serão selecionados como Parlamentares Jovens, enquanto os demais ficarão como suplentes. “Assim, eu desejo boa sorte a todos os candidatos, nós precisamos de jovens que se envolvam na política, jovens com atitude e vontade da mudança”, comentou Vanessa.
Texto: Da redação
Foto: Prefeitura de Palmeira /2022