Aluno do Colégio Agrícola é classificado em intercâmbio para Nova Zelândia através do programa Ganhando o Mundo

Aluno do Colégio Agrícola é classificado em intercâmbio para Nova Zelândia através do programa Ganhando o Mundo

Publicado em: 3 jun, 2022 às 11:10

Kauan Borchoski Camargo é natural de Teixeira Soares, atualmente é aluno do 1° ano B, do Colégio Agrícola Getúlio Vargas de Palmeira, e foi classificado para o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo com destino a Nova Zelândia representando o município de Palmeira.

Segundo informações divulgadas pela instituição o aluno garantiu a vaga em virtude de suas maiores notas em 2021. O diretor do Colégio Agrícola, Rogério Schnel, comenta que o objetivo deste programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico do aluno, permitir a vivência, experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuaram nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da língua inglesa. “Esse intercâmbio será de 3 meses na Nova Zelândia, e a gente quer destacar a conquista para o nosso colégio e para o nosso município em ter  um aluno selecionado neste programa que vai ter a oportunidade fazer esta viagem à Nova Zelândia e lá ficar por 3 meses, estudando conhecendo o país e depois retornando ao nosso colégio e trazendo toda essa bagagem cultural que ele vai estar adquirindo lá. A gente está muito feliz e a gente tem só a parabenizar o Kauan, por ter conseguido se classificar e estar entre os 100 melhores alunos do ensino médio no Estado do Paraná”, parabenizou o diretor.

Sobre o programa

O programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para oferecer a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens são selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais.

Para aperfeiçoar o idioma, os selecionados terão acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Como funcionou a seleção

Para participar do processo seletivo, era preciso estar regularmente matriculado na 1ª série do Ensino Médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação. Aqueles que não cumpriram os requisitos tiveram a candidatura desclassificada.

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada um dos 399 municípios paranaenses, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, 399 estudantes — um de cada município — passaram para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, forão selecionados os 100 primeiros colocados, ou seja, aqueles com as maiores notas dentre os 399 candidatos.

Texto: Andrea Borges com informações de Agência Estadual de Noticias

Foto enviada pelo colégio