Aeronave é acionada para combater incêndio florestal em Palmeira

Uma semana após o Governo do Estado contratar aeronaves para auxiliar nos combates a incêndios florestais, o primeiro avião foi acionado nesta terça-feira (24) para atender uma queimada no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais. A aeronave partiu do aeroclube de Ponta Grossa, onde está baseada, para complementar o trabalho de combate ao incêndio feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) via terrestre.
Até por volta de 15 horas, o incêndio havia atingido uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados na Fazenda Baroneza, uma região com ampla vegetação onde fica localizada a 2ª Companhia do 5º Batalhão de Suprimento do Exército Brasileiro. O primeiro registro de fogo ocorreu próximo das 13h30 após comunicado aos bombeiros por meio do telefone 193. Até o momento, não há registro de vítimas. Às 17 horas o fogo ainda persistia.
O avião que atua no combate ao incêndio foi acionado às 13h47 e em menos de 10 minutos já estava no local do incêndio. Ele possui capacidade para carregar até 900 litros de água por voo e pode reabastecer na base de Ponta Grossa quantas vezes forem necessárias. “O local do incêndio fica a cerca de 40 quilômetros do Aeroclube de Ponta Grossa, então o deslocamento foi muito rápido”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, tenente-coronel Rafael Lorenzetto.
De acordo com ele, a aeronave descarrega a água em pontos estratégicos, onde estão concentrados os maiores focos de chamas, como forma de reduzir a temperatura do incêndio para que as equipes em solo possam avançar e controlar o fogo.
“O pessoal no solo repassa as coordenadas geográficas da área onde estão atuando e o avião faz o resfriamento com água, com uma espécie de cortina fria para combater as áreas onde há mais foco ou para evitar que ele se espalhe para outros locais. Depois desse resfriamento imediato os bombeiros podem avançar para efetuar o combate”, explicou.
Além da aeronave, 15 bombeiros militares foram deslocados de Palmeira e Ponta Grossa para a região afetada. Dois caminhões com capacidade de até 5 mil litros de água, sendo um também destinado ao resgate de pessoas, e um veículo 4×4 preparado para salvamentos em diversos tipos de terreno e ambientes, também foram enviados pela corporação.
Como a situação ocorreu dentro da área militar, próximo a um local onde ficam suprimentos de manutenção do Exército, a instituição enviou um caminhão-pipa e está deslocando outros dois para a região, além de contar com cerca de 70 pessoas no local para apoio ao CBMPR.
Texto e informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Defesa Civil
Notícias Relacionadas
Ipiranga FM recebe doações da campanha do Dia C do Sicredi
O Sicredi de Palmeira está promovendo mais uma edição do Dia de Cooperar, o Dia C, com uma campanha voltada às mães gestantes do município. A gerente Denise Hoinaski Schamne explica que o projeto é realizado em parceria com a Asic e com o Comitê Mulher, grupo de associadas Leia Mais
Amas prorroga sorteio da Ação Entre Amigos para setembro
Recursos arrecadados ajudarão na manutenção da Orquestra Filarmônica Tom Jobim A Associação Menonita de Assistência Social (Amas) prorrogou o sorteio da Ação Entre Amigos, iniciativa lançada em maio com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da Orquestra Filarmônica Tom Jobim. Inicialmente previsto para ocorrer no dia 6 Leia Mais