A devoção de Nossa Senhora Aparecida por um expedicionário da Guerra na Itália

A devoção de Nossa Senhora Aparecida por um expedicionário da Guerra na Itália

Publicado em: 12 out, 2022 às 8:02

 A devoção à Nossa Senhora Aparecida é uma tradição que está presente em uma família tradicional de Palmeira há muitos anos. Segundo relatos de Rose e Rita Chempcik, filhas do senhor Guilherme Chempcik, integrante da Força Expedicionária Brasileira, este gesto de fé na Padroeira do Brasil traz lembranças memoráveis e que ficarão eternizadas nas futuras gerações.
Com muita emoção, as filhas lembram de quando o casal realizava as excursões até a Basílica de Aparecida e foi em uma dessas viagens que a Imagem da Padroeira, que está na Igreja da comunidade da Colônia Francesa, foi oferecida pelo senhor Guilherme. “Aproximadamente há 43 anos, eles trouxeram de lá, a imagem que foi doada para a comunidade da Colônia Francesa com muito amor e muito carinho e muita devoção”, revelou Rose.

A imagem foi doada pelo senhor Guilherme Chempcik

 

Um dos momentos marcantes é a lembrança da celebração das Bodas de Ouro, em 1996. “Eles receberam as bênçãos do Monsenhor Osvaldo, junto de toda a família, de toda comunidade, filhos, netos, bisnetos, enfim, o meu pai e a minha mãe foram muito, muito devotos de Nossa Senhora”, relembraram as filhas. Na foto, o casal Guilherme e Izabel de Lima Chempcik estão ao lado do celebrante das Bodas dos 50 anos.

“Quando o nosso pai embarcou para a Itália para participar da Segunda Guerra Mundial, recebeu da sua mãe a imagem com a oração da Nossa Senhora Aparecida para acompanhá-lo, a qual voltou intacta, junto dele, com a graça de Deus”, contou Rita.

Rose fez questão de mandar uma foto da imagem e oração que o pai dela levou para a Itália e que retornou da Segunda Guerra, intacta. “Ela está assim um pouquinho estragada, mas é devido aos anos. Para nós é um orgulho muito grande poder mostrar essa pequena imagem para o meu filho e para a minha neta, e falar que este objeto esteve junto com o meu pai lá na Itália, lutando em terras estrangeiras para defender o nosso Brasil”, concluiu Rose.

Ouça a reportagem completa

Texto e fotos: Elder Scolimoski