4 de fevereiro marca o Dia Mundial de combate ao Câncer
O dia de ontem (4) foi lembrado pelo dia mundial de combate ao câncer. A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer e tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a doença. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde indicam que o câncer (neoplasias) é a segunda enfermidade que mais mata no Paraná e uma das que mais tem crescido o número de óbitos ano a ano.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 1996 e 2016 o número de mortes em decorrência de neoplasias teve crescimento de 97,8% no Paraná, um salto de 7.009 para 13.860. Desde 2003 o número de óbitos tem crescido a cada ano, sendo os cânceres dos brônquios e dos pulmões, estômago e próstata os que mais matam no estado.
No dia 2 de fevereiro o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou o livro “Estimativa 2018/2019: Incidência de Câncer no Brasil”. A publicação traz as estimativas de novos casos de 19 tipos de câncer mais incidentes na população brasileira,além de ajudar gestores da saúde a elaborar políticas públicas de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.
Notícias Relacionadas
Primeira reunião entre nova gestão e Santa Casa alinha estratégias para 2025
Na última sexta-feira (10), a nova gestão municipal de Palmeira se reuniu com a equipe da Santa Casa de Misericórdia para discutir melhorias nos serviços de saúde no município. O encontro marcou o início de um diálogo colaborativo para Leia Mais
Município promove reunião intersetorial para discutir bem-estar e proteção animal
Uma reunião intersetorial reuniu nesta quinta-feira (09) a Controladoria Geral do Município, Ouvidoria Geral, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária para discutir medidas relacionadas ao bem-estar e proteção Leia Mais