Dezembro vermelho: Mês de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Dezembro vermelho: Mês de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Publicado em: 1 dez, 2021 às 14:03

O último mês do ano chegou e com ele se encerram os ciclos de mobilizações e campanhas voltadas a saúde em 2021. O dezembro vermelho trata de assuntos relacionados a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, através de uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, visando especialmente a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST. 

Sobre o HIV
O vírus da Imunodeficiência humana, mais conhecido como HIV, pode ser emitido através de várias formas, como por exemplo:  

  • No contato com sangue contaminado na relação sexual sem o uso de preservativo 
  • Da gestante para o bebê no momento do parto caso a gestante seja HIV positivo e ainda não sabe 
  • Na amamentação no caso das puérperas que por algum motivo desconhecem a sua condição  
  • No compartilhamento de seringas e agulhas entre outros. 

HIV não tem cura, mas pode ser controlado com medicação e é muito importante que você saiba o quanto antes que tem o vírus, para iniciar o tratamento no tempo certo e ganhar qualidade de vida. 

Sobre a Sífilis
Segundo Simone Apª dos Santos de Chaves da Vigilância em Saúde, a sífilis tem cura, mas se não for tratada pode trazer muitas complicações e até levar à morte. Sabendo que está infectado é importante que o tratamento seja realizado o quanto antes para evitar sequelas. “As hepatites virais costumam ser silenciosas, apresentam pouco ou nenhum sintoma, por isso a realização do teste é importante, o diagnóstico precoce das hepatites amplia a eficácia do tratamento”, explicou Simone.

Testes rápidos em Palmeira
Palmeira realiza diariamente por meio das equipes das Estratégias de Saúde da Família vários exames, incluindo o teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C. “Os testes podem ser realizados em qualquer unidade de saúde de forma rápida, segura e sigilosa, partir de uma gota de sangue coletada da ponta do dedo, os resultados são entregues em no máximo 30 minutos”, comentou Simone.
Hoje em dia não se fala mais em grupo de risco e sim comportamento de risco, todas as pessoas potencialmente expostas devem realizar o exame pelo menos uma vez ao ano ou a cada 6 meses ou ainda se houver exposição recente o paciente deve procurar a unidade de saúde passando por um aconselhamento antes e depois do teste com um profissional de saúde. “O profissional irá  avaliar os riscos e definir o acompanhamento”, disse Simone.
Caso o resultado seja positivo ou reagente o serviço de saúde encaminha o usuário para acompanhamento médico exames de rotina e retirada da medicação de forma gratuita pelo SUS. “Lembrando que o laudo é sigiloso e o objetivo do teste é diagnosticar precocemente para um tratamento precoce e quebra da cadeia de transmissão”, contou Simone.
Como HIV é considerada uma doença crônica e silenciosa muitas pessoas não sabem que vivem com o vírus, o HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento e a pessoa que tenha uma boa adesão ao tratamento pode ficar indetectável com uma excelente qualidade de vida.

Da redação
Foto Facebook Ministério da Saúde