Confirmada morte de mais três macacos por febre amarela no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nesta quarta-feira (11) três novos casos de macacos mortos por infecção do vírus da febre amarela. Um em Piên, na região Sul, que agora já soma quatro confirmações, e dois novos municípios aparecem com casos confirmados: Rebouças (Centro-Sul) e Pitanga (região central). “Os casos de morte de macacos sinalizam a presença do vírus da doença na região e alertam para a necessidade de se tomar a vacina. A Secretaria da Saúde orienta a população sobre a importância de estar imunizado contra a febre amarela”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. A dose é única e a pessoa fica protegida para toda a vida.
O Paraná registra desde 1º de julho até agora, 672 notificações de mortes de macaco, sendo que destas 117 foram confirmadas, 199 estão sendo investigadas, 295 aconteceram por causas indeterminadas e outras 61 foram descartadas para a febre amarela. O Paraná não apresenta casos humanos de febre amarela no período. Até o momento são 95 notificações, sendo 82 já descartadas e 13 que seguem em investigação.
Vacina
O público-alvo para vacinação da febre amarela é dos nove meses de vida até 59 anos. Desde 2018, todos os municípios do Estado passaram a ser área com recomendação vacinal contra a febre amarela. A partir de janeiro deste ano, o Ministério da Saúde recomenda reforço vacinal para as crianças aos quatro anos de idade.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Palmeira realiza Dia D da Multivacinação neste sábado, 10 de maio
A Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (10) o Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população, reforçando a importância da imunização Leia Mais
Município registra 28 casos confirmados de dengue
A Vigilância em Saúde de Palmeira divulgou na manhã de ontem (05) os dados atualizados sobre a dengue no município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Palmeira, até o momento foram registradas 209 notificações da doença, com 28 casos confirmados. Destes, 27 são autóctones — ou seja, contraídos dentro Leia Mais