Secretária de Educação comenta retorno das aulas municipais
Em Palmeira, alunos do ensino infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), começam o ano letivo amanhã (05). Os mais de 500 servidores municipais que trabalham nas escolas e Centros de Educação retornaram às atividades nesta segunda-feira (04).
Carla Marcondes Albuquerque, Secretária Municipal de Educação, foi a entrevistada do Noticiário P7 da Rádio Ipiranga desta segunda-feira (04), para falar sobre o início do ano letivo de 2019. Atualmente são 5 Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 5 escolas municipais na área urbana e 9 escolas municipais do campo.
CMEIs
Sobre as vagas dos CMEIs, Carla explicou que para crianças de 6 meses até 3 anos e 11 meses não há a obrigatoriedade da matrícula. Segundo ela, com a extinção do período integral para alunos de Creche III e consequentemente a alteração para turno parcial, foi possível a ampliação de 170 vagas. “Nós conseguimos em uma sessão pública realizada no dia 10 de dezembro do ano passado, onde chamamos todos os pais de fila de espera que está disponível no site da Prefeitura e colocamos as vagas disponíveis nos CMEIs de 6 meses a 3 anos”, explicou a Secretária. Nesta mudança, houve a divisão de turma para crianças menores, com o primeiro berçário com crianças até um ano em 31 de março e creche I para os maiores de um ano.
Carla lembrou que houve desistência de algumas crianças que estavam na lista de espera, uma vez que as vagas disponíveis não eram de CMEIs mais próximos.
Um dos dados apresentados por ela durante a entrevista foi de que em 2012 havia cerca de 400 crianças nos CMEIs e atualmente mais de mil crianças frequentam os Centros de Educação. A Secretaria destacou o papel do ensino infantil para a formação dos estudantes. “Ela tem o caráter de Educação, não o caráter suplementar para ficar com as crianças enquanto os pais trabalhem como ocorreu historicamente”, disse Carla.
Para alunos a partir dos 4 anos completos até dia 31 de março do ano, o aluno tem a obrigatoriedade de se matricular na educação infantil. Para essas crianças de 4 e 5 anos, o município oferece 100% das vagas.
Servidores
A Secretária informou que atualmente ocorre o processo de chamada de algumas vagas através do Processo Seletivo Simplificado. O objetivo é suprir faltas temporárias, como de licenças e afastamentos. Ela também contou que há um número grande de profissionais do Magistério que estarão se aposentando. Para estes casos a substituição ocorre através de concurso.
Transporte Escolar
Mais de 4.100 Km por dia são feitos pelo transporte escolar de Palmeira, através de frota própria e a contratação de empresa terceirizada. O município também é responsável pelo transporte de alunos da rede estadual, além de alunos da EJA. Segundo Carla, são 14 linhas feitas pela empresa terceirizada e cerca de 25 linhas pelo município.
A extensão territorial de Palmeira, condições climáticas, estradas com grande fluxo em período de colheita e o desgaste diário veículo, são algumas das dificuldades apontadas por Carla em relação ao transporte escolar. Para isso, a parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura torna-se fundamental.
Escola Municipal Ilda Albach
Na última quinta-feira (31) foi realizada uma reunião com as Secretarias de Urbanismo, Finanças, Procuradoria e Controladoria para debater a situação da Escola Municipal Ilda Albach destruída durante um incêndio. “Nós definimos nesta reunião que a Prefeitura fará o processo licitatório para construção desta escola e que a empresa se responsabilizará pelo pagamento”, contou Cala.
Além disso, ela relatou que hoje (04) mais algumas questões com sobre o projeto foram despachadas e os entulhos foram tirados no sábado (02). “A empresa assumiu sua responsabilidade, algo que na verdade já estava previsto em contrato, que em qualquer situação eles seriam os responsáveis e de forma alguma a empresa se eximiu, mas nós temos alguns trâmites a cumprir e esses trâmites acabaram atrasando em muitas questões a execução dessa obra”, relatou Albuquerque.
Uma das opções era de que as aulas ocorressem no salão de festas da Igreja Luterana. “Gostaria muito que os alunos continuassem na comunidade. Até sexta-feira (1º) não tínhamos um parecer definitivo da Igreja Luterana para nos emprestar o seu salão. Só que as condições ofertadas não são compatíveis com as nossas necessidades, inclusive em termos de espaço, em termos de outras utilizações do salão, que aí teríamos que tirar todos os alunos”, contou a Secretaria.
Outra alternativa seria o uso da escola estadual no período da tarde, porém além de muitas mudanças, o espaço não comportaria o número de turmas que também aumentou na Escola Ilda Albach . “Então em conjunto primeiro com os servidores e depois com os pais nós deliberamos que eles permanecerão no Polo da UAB, até que a situação seja resolvida”, explicou Carla.
Assim como no ano passado, o transporte continua sendo ofertado aos estudantes, além de outro veículo disponibilizado para as crianças menores. Duas servidoras terceirizadas que residem na localidade também são responsáveis por acompanhar o processo de transporte das crianças.
Por Bruna Camargo
Foto: Elder Scolimoski
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