Igreja Matriz restaurada volta às características dos anos 1950
A Paróquia Nossa Senhora Conceição se prepara para um grande passo rumo aos 200 anos de história. A restauração da igreja Matriz será entregue a comunidade palmeirense no próximo dia 29 de novembro.
O processo de restauração iniciou em 2008 com o restauro civil, que contemplou a troca do telhado, assoalho e demais obras. Em maio de 2014 começou a restauração artística das pinturas internas da igreja. Gilberto Alberton Benvenutti, artista plástico e restaurador, proprietário da Gaya Restauro, foi o responsável por esta etapa.
As fotos fornecidas pela historiadora Vera Lucia Mayer foram fundamentais para compreender as composições e as cores originais encobertas por até 12 camadas de tinta e massa.
A restauração artística foi realizada em etapas, e uma das características desse processo é que durante os trabalhos, a Igreja foi fechada apenas por alguns dias para a troca do assoalho. Assim, nos dez anos de obras, as atividades continuaram normalmente no local.
A Igreja Matriz se caracteriza como obra arquitetônica mais grandiosa de Palmeira, possuindo estilo colonial português. No interior do templo são encontradas pinturas artísticas realizadas em diferentes fases, executadas primeiramente, pelo pintor Otto Vogueta, de São Paulo entre 1929 e 1936 e depois na década de 1940, pelo artista Francisco Flizicoski.
De acordo com Gilberto Benvenutti, foram quase 5 anos (55 meses) de restauração artística. O trabalho começou com um levantamento de quantas intervenções as pinturas sofreram ao decorrer dos anos e quais foram causados às obras originais. De acordo com a historiadora, as primeiras intervenções aconteceram nos anos 1950.
“Esta casa somos nós”
Nesses dez anos de obras, entre restauro civil e artístico, o trabalho só foi possível de ser realizado graças as contribuições de pessoas que acreditaram neste processo. No período, a Paróquia desenvolveu a campanha “Esta casa somos nós (Hebreus 3:6)”, com o objetivo de arrecadar fundos para o investimento. O engajamento das pessoas mostra o quanto, a Igreja, com quase 200 anos de história, está presente na vida das pessoas.
Ainda que as obras de restauração estejam concluídas, torna-se fundamental, o entendimento que o trabalho continua. É preciso que não apenas os paroquianos, mas toda comunidade palmeirense tenha a consciência de zelar pelo restauro.
O pároco Joaquim Naves ressaltou que o cuidado com a restauração também significa uma valorização do espaço sagrado. Dessa forma, ele lembra a importância das pessoas como vigilantes do trabalho, uma vez que os sacerdotes são passageiros na Paróquia e a restauração da igreja representa o resgate da história palmeirense.
São Pedro e São Paulo
O presbitério, que foi todo restaurado, também estava com várias camadas de repinturas e massas por cima dos motivos decorativos originais das paredes, entre eles, as imagens de São Pedro e São Paulo. Os fiéis mais antigos tinham conhecimento dessas pinturas, no entanto, foi necessário um trabalho criterioso para avaliar como estavam e se poderiam passar pelo processo de restauração.
Segundo artista plástico, através de fotos e testemunhos foi possível descobrir a existência também dos Profetas Maiores (Ezequiel, Isaías, Jeremias e Daniel)e os quatro Evangelistas (João, Lucas, Marcos e Mateus). Porém, tais figuras não puderam ser resgatadas em função da remoção do reboco das paredes laterais do presbitério durante uma obra entre os anos de 1940 e 1960.
Ação de Graças
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida todos para participar no dia 29 de novembro, dos momentos em ação de graças pela restauração.
A programação em agradecimento inicia às 7h da manhã com a oração das Laudes (oração da manhã). Durante todo o dia 29 de novembro haverá adoração conduzida pelas pastorais e movimentos. Além disso, os padres estarão atendendo as Confissões. De acordo com o Padre Adriano da Levedove, vigário paroquial, a ocasião será um momento propício para refletirmos o significado da restauração em nossas vidas.
No mesmo dia tem início a novena para a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Palmeira. A missa será celebrada pelo Bispo palmeirense Dom Sérgio Krzywy, às 19h30.
Foto:João Geraldo Borges Jr.
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais