Floriano Mika fala sobre comemoração dos 100 anos da independência da Polônia
Aconteceu no domingo (11 ) em Araucária evento alusivo dos 100 anos da Independência da Polônia. A comemoração reuniu os grupos da Representação Central da Comunidade Brasileiro – Polonesa do Brasil (Braspol) no Paraná. Floriano Mika, representando o núcleo da Braspol do município esteve presente na atividade. “O evento foi bom, participativo, com diversas autoridades municipais de Araucária e também estaduais, além de lideranças da Braspol do estado do Paraná. E nós estivemos representando Palmeira e região para dizer que os descendentes daqui também estão ligado nessa importante data e importante história”, contou Mika.
Durante 123 anos a Polônia desapareceu do mapa e de documentos oficias, tendo a história do povo polonês ameaçada. Dessa forma, Floriano ressalta a importância dos antepassados de Palmeira e região, que cultivaram os costumes e tradições da Polônia. “Durante esses 123 anos, um dado muito importante, se nós lembrar-nos aqui de Palmeira e nossa região, os bisavós contavam histórias aos avós, eles se reuniam e contavam histórias de como era a religião, tradição e a cultura e eles foram passando isso e eles foram passando isso entre as famílias durante esses anos”, relatou o descendente polonês.
Na ocasião das comemorações, uma placa em memória aos 100 anos da independência da Polônia foi colocada no portal da cidade de Araucária.
Foto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais