Secretaria de Saúde divulga programação para Outubro Rosa

O mês de outubro é destinado a conscientização do câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é compartilhar informações, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Município de Palmeira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará diversas atividades para auxiliar o público feminino. Durante todo o mês haverá incentivo nas Estratégias de Saúde da Familia (ESFs)e através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) para que as mulheres do município realizem a coleta para exames preventivos de câncer de colo do útero.
Além disso, de acordo com a chefe de estratégias, Raquel Aldrigue, serão realizadas orientações com incentivo a prevenção em rodas de conversa. “Também teremos grupo de gestantes e puericultura, grupos de HiperDia e atividades físicas durante todos mês em todos os serviços de saúde do município”, comentou.
Dia RosaNo próximo sábado, 20 de outubro, a SMS realizará o “Dia Rosa”, todas a mulheres do município estão convidadas a participar da agenda de atividades. No dia haverá avaliação médica;avaliação nutricional;avaliação bucal;teste rápido para detecção de HIV;hepatite B/C e sífilis;vacinação;coleta de exames preventivos;e exame físico de mamas com auxílio profissional. Além disso, o “Dia Rosa” terá colaboração de parceiros que farão cortes de cabelo, manicure, maquiagem e massagem nas pacientes.
“Nossa intenção é fazer com que as mulheres se sintam acolhidas e convidadas para cuidar da saúde. Faremos um dia recheado de atividades importantes para a saúde dessas pacientes, mas sem deixar de lado o bem estar e alguns cuidados especiais que todas as mulheres adoram”, explicou a secretária de Saúde, Fabiani Bach.
A programação do Outubro Rosa será finalizada no dia 31 com evento para todos os profissionais da SMS e pacientes que tiverem interesse. A atividade contará com palestra sobre sexualidade, ministrada por Lindiara Santana dos Santos Berti.
Imagem:Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais