Pela primeira vez eleitores utilizarão da biometria para votar em Palmeira
Mais de 25 mil palmeirenses irão até os 33 locais de votação em 87 seções eleitorais, para votar, neste domingo (07). Os eleitores votarão na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador, segunda vaga de senador, governador e presidente.
Trata-se da primeira eleição com voto biométrico no munícipio, a expectativa, é de que o tempo de votação seja menor em relação aos anos anteriores.
O eleitor deve comparecer entre as 8h até às 17h portando o título de eleitor ou documento de identidade com foto. O eleitor também pode usar o smartphone para consultar o número do seu título de eleitor. O aplicativo para celulares Android e iOS (iPhone) E-título, serve como uma versão digital para o documento de votação.
Além de informações básicas como sua zona eleitoral e seção, o título de eleitor digital traz o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral, e dados de cadastramento biométrico (incluindo a situação do título de eleitor, se foi cancelado.
Caso a pessoa não esteja na cidade no dia da votação, basta ir a qualquer seção para justificar o voto. Se a ausência não for justificada, haverá multa no valor de R$ 3,51. O eleitor que não votar em três turnos consecutivos tem o título cancelado.
Para facilitar o momento da votação, o Tribunal Supremo Eleitoral permite que as pessoas levem os números dos candidatos anotados, a famosa “cola”.
Propaganda eleitoral
No dia da votação, os eleitores podem estar com adesivo, broche ou camisa do candidato, o que configura a chamada, manifestação individual e silenciosa. No entanto, é proibido, até o fim do horário de votação, 17h, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos, como a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado. Também não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som, comício ou carreata, assim como a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. A entrega de santinhos, folhetos e panfletos no dia da eleição também se constitui como crime eleitoral.
Porto Amazonas
O município de Porto Amazonas que também pertence a 13ª Zona Eleitoral possui 12 seções em 3 locais de votação . São 3.517 eleitores aptos a votar nessas eleições
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais