Projeto desenvolvido no CMEI Alderico Viante ensina crianças sobre destinação do lixo

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alderico Viante aprendem sobre a destinação correta do lixo. Através do projeto Agrinho – “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”, coordenado pela professora Roberta Vantroba Breda, várias atividades foram desenvolvidas com as crianças de 2 a 3 anos.
A inciativa começou em abril e recentemente estão sendo realizadas ações com alunos da Escola do Campo Leonor Santos, da localidade de Faxinal dos Quartins, que aderiu ao projeto. A professora do CMEI Alderico Viante explica que tudo começou com uma aula passeio realizada com os alunos dentro e fora da escola, em que eles puderam observar o ambiente que estava com lixo.
Entre as atividades realizadas a professora cita a construção de brinquedos, confecção de cartazes sobre a separação do lixo e pinturas de barricas referentes à separação do lixo. Outra atividade mencionada foi a entrega de panfletos no Centro de Especialidades Municipal (CEM). “Foi uma atividade bem gratificante e marcante onde estavam presentes muitos pacientes. Mais que conscientizarmos as crianças e adolescentes fomos para além dos muros da escola. Saímos para mostrar nosso trabalho e mostrar que os alunos estão realmente aprendendo”, explicou a coordenadora.
A próxima ação prevista que envolve coleta de lixo eletrônico. A atividade tem início às 13h30, na Praça da Matriz e envolverá alunos, coordenadora do projeto e população em geral. De acordo com a professora, uma das relevâncias dessa atividade é que como não existe local específico para coleta do lixo eletrônico, as pessoas acabam descartando esse lixo com o lixo reciclável.
Várias ações são desenvolvidas juntamente com pais e responsáveis, o que incentiva a participação da família na vida escolar das crianças. Josmari de Oliveira é mãe Bruno, uma dos alunos do CMEI Alderico Viante. Para ela, o projeto veio para contribuir com a formação do seu filho. “Isso é muito importante desde pequenininho porque é agora que eles vão aprendendo. E na escola eles aprendem melhor porque tem a professora como exemplo. Então ele já sabe essa diferença do reciclável e que tem que dar um destino diferente para cada lixo. E mesmo eles sendo pequenos, eles entendem muito rápido.
Em função do Projeto Agrinho, as escolas e CMEIs do município estão recebendo panfletos para que também possam trabalhar com essa temática e assim reforçar a importância da destinação correta do lixo.
Foto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Piso do Magistério: Prefeitura encaminha projeto com reajuste de 6,27%
A Prefeitura de Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 6.422/2025, que garante o reajuste de 6,27% aos profissionais do Magistério. O aumento atende ao valor do Piso Nacional do Magistério (PNM), fixado anualmente pelo Ministério Leia Mais
Polo da UAB de Palmeira oferece curso gratuito de Gestão Pública
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Palmeira está com inscrições abertas para o curso de graduação em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A formação tem duração de apenas dois anos Leia Mais
Colégio Agrícola de Palmeira oferece cursos de drones agrícolas em agosto
O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, em Palmeira, irá oferecer cursos voltados ao uso de drones na agricultura a partir de agosto. A iniciativa visa preparar os participantes para a aplicação dessa tecnologia no campo, promovendo o avanço da Leia Mais