Polícia Militar passa a executar termo circunstanciado em ocorrências de menor potencial ofensivo

Polícia Militar passa a executar termo circunstanciado em ocorrências de menor potencial ofensivo

Publicado em: 30 abr, 2018 às 11:46

O efetivo do Primeiro Batalhão da Polícia Militar passou a lavrar os termos circunstanciados de infração penal nas ocorrências em que prestar atendimento à população.

A atividade está sendo estendida aos demais municípios em que o 1º BPM atua. Além de Palmeira, Porto Amazonas, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguaraíva, Arapoti e Sengés.

O Comandante da 3ª Companhia, Capitão Aurélio de Santa Clara explicou que ocorrências de menor potencial ofensivo, como danos, perturbação do sossego, perturbação do trabalho, terão seus termos circunstanciados lavrados. “a Polícia Militar já preenche hoje o boletim de ocorrência unificado, que atende  toda a Secretaria do Estado de Segurança Pública e é o mesmo que a Polícia Civil utiliza. Então esse boletim de ocorrência alimentado já com circunstâncias da ocorrência, ele se apresenta em um segundo estágio. O policial vai tratar esse segundo estágio realizando coleta das pessoas envolvidas, noticiante e noticiado. A partir do momento que ele colher essas informações no ato da ocorrência poderá ainda fazer apreensão de objetos, drogas, por exemplo. Esses pequenos delitos vão ser no mesmo ato agendado uma data para audiência junto ao poder judiciário.” Esclareceu o comandante.

O capitão Aurélio também informou que no chamamento da equipe policial não haverá alterações. “A comunidade pode ficar tranquila. Ligar como de costume, a única diferença é o policial que vai estabelecer no momento do encaminhamento. Assim se o agendamento está direto ao Poder Judiciário, é lá que vai proceder o dia da audiência”, acrescentou o policial.

Entre as vantagens , Capitão Aurélio destacou a agilidade no atendimento à população. De acordo com a Polícia Militar, o procedimento adotado tem o objetivo de melhorar o serviço público prestado.