Coordenador do Parlamento Jovem fala sobre inscrições da nova edição

Coordenador do Parlamento Jovem fala sobre inscrições da nova edição

Publicado em: 4 fev, 2025 às 13:32

As inscrições para o Parlamento Jovem de Palmeira começam nesta quarta-feira (5) e seguem até o dia 7 de março. O programa, promovido pela Câmara Municipal, oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo, desenvolvendo habilidades como liderança, oratória e pensamento crítico.
De acordo com Lucas Santana, coordenador do programa, podem se inscrever estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, desde que ainda não tenham completado 18 anos. As inscrições devem ser feitas diretamente na direção da escola onde o aluno estuda.

Processo de seleção

O processo seletivo ocorre em duas fases:

  1. Fase escolar: Não há limite de inscrições dentro de cada instituição. No entanto, apenas um estudante por escola será escolhido para representar seus colegas, por meio de voto secreto e direto.
  2. Fase municipal: Os candidatos selecionados nas escolas participam de um processo de avaliação na Câmara Municipal, onde deverão discursar por até cinco minutos, explicando os motivos pelos quais desejam integrar o Parlamento Jovem. Uma banca avaliadora, composta por vereadores e servidores do Legislativo, atribuirá notas de 0 a 10 com base na argumentação e desenvoltura dos candidatos.

Os nove estudantes com as melhores médias serão eleitos como jovens parlamentares para o ano de 2025, enquanto os demais ficarão como suplentes. O resultado final será divulgado no site da Câmara Municipal em até 24 horas após a seleção.

Atuação dos jovens parlamentares
Os estudantes eleitos participam mensalmente das reuniões das comissões e das sessões do Parlamento Jovem, onde debatem e apresentam proposições. Além disso, o programa inclui visitas à Assembleia Legislativa do Paraná e ao Poder Executivo, além de intercâmbios com outros municípios.
Em entrevista à Ipiranga FM, Lucas Santana destacou que o programa, totalmente gratuito, tem impacto direto na formação dos jovens. Participar do Parlamento Jovem proporciona um grande crescimento pessoal e estudantil. Os jovens desenvolvem habilidades como liderança, argumentação e pensamento crítico, além de entenderem, na prática, o funcionamento do processo legislativo.”
As inscrições seguem até o dia 7 de março, e os interessados devem procurar a direção de suas escolas para garantir a participação no processo seletivo.

Foto: Bruna Camargo