Prefeitos dos Campos Gerais destacam importância do novo ambulatório oncológico para a saúde regional
Prefeitos e prefeitas que atuam na região dos Campos Gerais estiveram presentes, durante a última sexta-feira (24), na assinatura do novo convênio entre o Governo do Estado e a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.
A parceria ocorre com o objetivo de melhorar a estrutura de atendimento ambulatorial e oncológico na região. O investimento totaliza R$ 9,7 milhões, sendo R$ 9 milhões de recursos estaduais e o restante de contrapartida do município.
O projeto prevê a construção do novo Ambulatório de Especialidades em Oncologia e Quimioterapia, que será vinculado à Santa Casa e localizado no antigo Hospital Evangélico, na área central da cidade. Com 2.485,19 m² e prazo de construção de um ano, o novo espaço contará com 42 leitos para quimioterapia e 14 consultórios para atendimento especializado.
“Com esse recurso, o novo ambulatório permitirá mais que dobrar os atendimentos oncológicos, beneficiando toda a região dos Campos Gerais. Isso reduz a necessidade de transferências para Curitiba, Campo Largo ou Campina Grande do Sul, trazendo o tratamento para mais perto de Ponta Grossa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que assinou a autorização. “Nosso compromisso é seguir investindo, ampliando a capacidade de quimioterapia, cirurgias e, futuramente, leitos de internação, sempre com foco na solidariedade e no cuidado com quem enfrenta o câncer”, complementou.
Atualmente, a Santa Casa realiza cerca de 1,6 mil consultas mensais na área de oncologia. Com a nova estrutura, a capacidade será ampliada para 7,2 mil consultas e 2,1 mil procedimentos por mês, atendendo de forma mais ampla e eficiente à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, também marcou presença no evento e citou o impacto positivo do projeto para a saúde regional. “Saúde deve ser prioridade sempre. O novo ambulatório oncológico será muito importante para a população dos Campos Gerais, incluindo também a cidade de Palmeira. É um investimento que chega para mudar a realidade dos pacientes que lutam contra o câncer. Parabenizo o Governo do Estado e todas as partes envolvidas pelo empenho em torno desse projeto grandioso”, disse.
Fotos e informações da AMCG e Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Palmeira tem 16 casos de dengue em investigação
No informe epidemiológico da dengue, divulgado nesta semana, Palmeira, tem registradas 106 notificações, das quais 18 são casos prováveis e 88 foram descartados. O município permanece com dois casos confirmados de dengue, enquanto 16 seguem em investigação. Os dois casos de contaminações são autóctones, ou seja, as pessoas contraíram Leia Mais