Grupo de Peregrinos de Palmeira conclui o desafiador Caminho da Fé até Aparecida (SP)
Na semana passada, entre os dias 13 e 17 de janeiro, um grupo de 22 peregrinos de Palmeira viveu uma experiência única, enfrentando os desafios do Caminho da Fé, uma peregrinação que uniu esforço físico, fé e belas paisagens. O trajeto, que totalizou 134 quilômetros, iniciou na cidade de Paraisópolis (MG), passando por Brasópolis (MG), Campos do Jordão (SP), e o famoso bairro Gomeral, em Guaratinguetá (SP), até alcançar o destino final: o Santuário de Aparecida, em São Paulo.
O grupo, formado por pessoas de diversas idades – a mais jovem com 13 anos e a mais idosa com 76 – percorreu os cinco dias de caminhada com garra e determinação, enfrentando subidas, descidas, sol forte e até mesmo a chuva. O clima desafiador foi superado com o apoio mútuo e a fé que uniu todos na busca por um propósito maior. Alidon Augusto Gomes Ferreira, membro do grupo, falou que se trata de uma experiência que marca a vida de cada. “Não é só a caminhada, mas a vivência da fé em cada passo”, comentou o peregrino. “Realmente é só você estar vivenciando aquele momento, porque é muita paisagem bonita, muita palavra de motivação… Esse caminho é todo identificado por uma flecha amarela, que ela indica se você vai pra frente, se vai virar pra direita, vai virar pra esquerda. Em todo caminho tem muitas histórias, muitas graças recebidas”, contou ele.
Durante o trajeto, o grupo percorreu entre 18 e 34 quilômetros por dia, sempre com o apoio de uma equipe de organização, incluindo o guia Anderson Roque, que já é veterano da peregrinação e, a cada edição, compartilha sua experiência com os participantes. “Cada passo é uma vitória. A caminhada é difícil, mas a fé é maior que tudo”, destacou Alidon. “Falando assim em questão de percurso, é dificultoso, muita subida, muita descida, pegamos muito Sol, pegamos chuva, muita pedra solta, tivemos queda, mas graças a Deus a gente conseguiu chegar no nosso objetivo, né, o último dia com o destino a Aparecida do Norte, a gente saiu 6h40 aproximadamente e chegamos em Aparecida às 18 horas, a hora que tocou o sino foi um momento assim que com toda certeza vai ficar marcado aí na vida de cada um, então sem dúvida é uma experiência que a gente vai levar pra vida, é só estando lá mesmo pra você ver a grandeza que é o caminho da fé”, relatou o peregrino.
O grupo de peregrinos, conhecido como Passos da Fé, agora se prepara para futuras edições da peregrinação, com a certeza de que essa experiência é algo que todos querem vivenciar novamente. A fé é, sem dúvida, o maior combustível para quem se propõe a seguir o Caminho da Fé. “Sem dúvida, nosso grupo vai continuar. Na viagem de retorno já estávamos comentando quando vamos voltar novamente. E realmente, a vontade de voltar já é grande. É sofrido, judiado, mas a fé é maior que tudo isso. Como diz o ditado, “a fé é uma montanha”, então com certeza a gente vai voltar lá. Que Nossa Senhora Aparecida nos ilumine, nos proteja, proteja nossas famílias, para que a gente consiga, cada ano, ir e levar mais pessoas para ter esse momento muito especial”, disse ele.
Membros do grupo “Passos da Fé”: Anderson Roque Barausse, Kelli Cristina R. Bach Barausse, Flávia Conceição Bach Barausse, Milton Bach, Mari Bach, Cleiton José Bach, Lucas K. Bach, Oto Mario Furmam, Aleksandria Mores Furmam, Isabela Mores Furmam, Estela Mores Furmam, Alidon Augusto Gomes Ferreira, Adriele Martins, Juliane Voinarovicz, Abraão Barausse, Elisangela Rupel Barausse, Luiz Fernando Cherobim, Emiliana Pereira Cherobim, Leliane Bedim, Fabrício Barausse, Franciele Franco Barausse e Alessandro Gomes do Vale.
Confira o áudio da reportagem abaixo:
Texto: Elder Scolimoski
Fotos enviadas pelo peregrinos
Notícias Relacionadas
Paróquia convida para missas com bênção da garganta nesta quarta-feira (05)
Nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira realiza a tradicional missa de São Brás, com a bênção das velas e da garganta. As celebrações serão às 15h e às 19h30 na Igreja Matriz. Leia Mais
Expediente Paroquial é ponto de arrecadação para ações solidárias
O Expediente Paroquial está recebendo doações para duas importantes iniciativas sociais. A Ação Social Imaculada Conceição (ASIC) precisa de café, arroz e farinha de milho para compor as cestas básicas destinadas às famílias assistidas pela entidade. Paralelamente, o Acampamento Leia Mais