Diretor do projeto Lutando pelo Bem destaca importância de kit tatame recebido através da Vereadora Fabíola Mereles

Diretor do projeto Lutando pelo Bem destaca importância de kit tatame recebido através da Vereadora Fabíola Mereles

Publicado em: 8 nov, 2024 às 12:47

O projeto Lutando pelo Bem, criado para ensinar Jiu-Jitsu gratuitamente a crianças e jovens em Palmeira, recebeu um importante reforço nesta semana: um novo kit tatame, doado pela vereadora eleita Fabíola Mereles com apoio do Secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda. O material, essencial para as aulas de Jiu-Jitsu, chega em boa hora para os alunos da iniciativa, que desde 2017 têm a oportunidade de praticar o esporte de forma acessível.
Em entrevista à nossa emissora, o criador do projeto, Paulo, falou sobre a importância dessa doação para a melhoria da qualidade dos treinos e a continuidade das atividades. Segundo ele, a chegada do novo tatame foi fundamental para o aprimoramento das aulas e para o desenvolvimento dos atletas.
“Esse tatame tem muita importância para nós. Melhorou 90% da qualidade dos nossos treinos. O Jiu-Jitsu é uma luta de solo, com muito contato, e o tatame antigo já estava desgastado. Não conseguíamos treinar de forma segura, especialmente nas quedas e projeções. Com o novo material, conseguimos melhorar bastante a dinâmica das aulas e oferecer mais segurança para os alunos”, afirmou Paulo.

O projeto
O Lutando pelo Bem surgiu em 2017, na comunidade da Vila Rosa, e teve uma pausa em suas atividades devido à pandemia. Em 2022, o projeto foi reativado na Associação de Moradores do Rocio I, onde, atualmente, conta com cerca de 35 alunos, dos quais 16 são competidores de Jiu-Jitsu, participando de campeonatos locais e estaduais.
Paulo, com entusiasmo, destacou que o projeto tem ambições ainda maiores, com planos de levar seus atletas para competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro, e até Mundiais. “Com esse apoio, estamos cada vez mais perto de alcançar nossos objetivos. Temos quatro ou cinco atletas com grandes chances de se destacar na próxima etapa do Campeonato Paranaense, que acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês. Vamos levar 18 atletas para essa competição e a expectativa é de ótimos resultados. Esse dinheiro a gente consegue arrecadar através de rifas, doações, como a gente não cobra dos alunos,  fazemos as arrecadações a partir disso, de doações, vendas de pizza,b azar, entre outros”, revelou.
O projeto Lutando pelo Bem não tem fins lucrativos. As aulas são gratuitas e abertas para crianças e jovens da comunidade. Para garantir a continuidade das atividades, a equipe arrecada recursos por meio de rifas, doações e eventos como vendas de pizza e outros produtos. As aulas acontecem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h00, na Associação de Moradores do Rocio I. “Quero agradecer imensamente à vereadora Fabíola Mereles e a todos que apoiam nosso trabalho. Estamos sempre abertos para receber novas doações e parcerias, e convidamos a comunidade para conhecer o nosso projeto e fazer parte dessa história”, concluiu Paulo.