Grupo Gratos promove 5ª edição da Carreata Rosa em apoio ao Outubro Rosa neste sábado (19)

Neste sábado, dia 19 de outubro, o Grupo Gratos realizará a quinta edição da Carreata Rosa, um evento que faz parte da campanha mundial Outubro Rosa, voltada para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A carreata terá início às 14h, com saída da Praça da Matriz, e percorrerá diversas ruas da cidade com carros decorados em tons de rosa, o símbolo da campanha.
Joselba Hass, uma das organizadoras e fundadora do Grupo Gratos, explica o objetivo do evento: “Queremos que as pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde da mulher, em especial na prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. É um momento para lembrar que o cuidado e a prevenção podem salvar vidas.” Hass ainda reforça que a carreata já se tornou uma tradição, com sua quinta edição consolidando o evento como uma ação de mobilização significativa na comunidade local.
Apesar do sucesso da carreata, este ano o Grupo Gratos teve que adaptar suas atividades. Joselba menciona que as tradicionais palestras foram suspensas temporariamente: “Infelizmente, precisei dar uma pausa nas palestras, porque quem as conduzia, além de mim, eram pacientes que tiveram recidiva da doença e não estão bem. Ficou muito pesado para mim assumir isso sozinha este ano. Mas o nosso trabalho de conscientização continua firme pelas redes sociais.”
O grupo inovou em 2024 com a divulgação de postagens nas mídias sociais, utilizando fotos reais das pacientes do Grupo Gratos. “Geralmente vemos fotos de mulheres que não passaram pelo câncer. Este ano, decidimos utilizar imagens de nossas próprias pacientes, com a devida autorização. Isso fortalece a autoestima delas e traz um testemunho autêntico da realidade vivida por quem enfrenta essa luta”, ressalta Joselba.
Além das redes sociais, o Grupo Gratos continua levando informações à população por meio de veículos de comunicação, como o programa Bem Me Quero – Saúde em Sintonia da Ipiranga FM. “Estamos abordando esse tema em diversos espaços, para continuar espalhando a mensagem de prevenção e cuidado com a saúde”, finaliza Joselba.
Notícias Relacionadas
Palmeira terá novo Pronto Atendimento e reabertura da maternidade é anunciada
Durante visita a Palmeira nesta quarta-feira (15), o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou duas importantes conquistas para a área da saúde no município: a construção de uma nova unidade do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e a Leia Mais
Palmeira realiza Dia D da Multivacinação neste sábado, 10 de maio
A Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (10) o Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população, reforçando a importância da imunização Leia Mais