Fabíola Mereles, vereadora mais votada do município, participa de entrevista à Ipiranga FM

Fabíola Mereles, vereadora mais votada do município, participa de entrevista à Ipiranga FM

Publicado em: 15 out, 2024 às 8:50

Eleita vereadora mais votada da história com 1.341 votos, Fabíola Mereles é 5ª mulher a assumir uma cadeira no legislativo municipal depois de 20 anos.
Em entrevista à Ipiranga FM, a jovem de 22 anos contou que o início na política começou na época de colégio, que atuou como representante de turma, foi ativa nas lideranças da igreja e também atuou como presidente do Grêmio Estudantil. “Foi a partir do grêmio estudantil que eu percebi que poderia transformar e ajudar muitas pessoas”, ela lembrou ainda que seu interesse por entrar na política veio do incentivo de uma professora, além também do apoio do pai.
Fabíola, que está no penúltimo ano do curso de Direito, destacou sua formação no Renova BR. “A maior escola de política do Brasil. E depois de 2020, do meu resultado nas eleições anteriores eu falei ‘quero fazer diferente’ e fui estudar política. Fui para Brasília, São Paulo, para me capacitar cada vez mais, pra concorrer este ano e graças a Deus eu acredito que o resultado desta eleição é deste motivo também”, disse.
Na entrevista ela recordou a falta de representatividade da mulher na política. “Geralmente a mulher entra no partido apenas para completar a chapa. Infelizmente essa é uma realidade que nós vivemos. De começo o pessoal não confiava muito, não esperava e nem nós imaginavam. Em 2020 eu não tinha nem 18 anos ainda e por conta da pandemia foi prorrogado por um mês. Eu consegui completar 18 anos, tirar meu título eleitoral e me candidatar. Então foi bem corrido, eu fiz uma campanha em menos de 30 dias e nós já tivemos um resultado bem expressivo em 2020, foram 294 pessoas. E nossa campanha, da mesma foram que esta aconteceu, foi com a ajuda de poucos e bons voluntários. (…) Acredito muito que desde lá veio o resultado de hoje”, relatou a jovem.

Campanha
Na entrevista, além destacou o apoio da comunidade.”Minha campanha foi feita com voluntários. A população veio, me abraçou e disse “Fabíola, eu preciso de material. Aqui em casa hoje tem dez pessoas, você consegue vir tomar um café e se apresentar?” E foi assim que a minha campanha foi tomando forma. E uma coisa que me ajudou muito foram as redes sociais. Que ao longo desses anos, desde lá em 2020, a gente já vem trabalhando. Então esse resultado não é o resultado dessa eleição, não é dessa campanha. A gente vem há anos trabalhando’, detalhou Fabíola.

1.341 votos
Surpreendida com o recorde histórico de votos, Fabíola demonstrou sua fé, ao revelar um número de votos que sonhava em receber. “Eu sempre falo que toda honra e glória seja dada a Deus, porque eu sei que Deus nos surpreendeu da melhor forma possível. Eu sempre gostei muito de estudar, de acompanhar os vereadores já eleitos eu tinha marcado em um post-it uma votação que eu gostaria de ter mas  nos meus sonhos e marquei 1305 votos,  porque eu tinha visto que a do Gaiola tinha sido 1302 e daí eu faria três votos a mais e nem pedi muito a mais, então foi uma surpresa. E acredito assim que é o resultado de muito trabalho e companheirismo de a população palmeirense ter uma esperança e também de ter visto o nosso trabalho. Porque mesmo não estando como vereadora ao longo desses anos que se passaram eu consegui mais de R$ 2 milhões em recurso para Palmeira”, disse ela.
Ao destacar como pretende atuar nos próximos quatro anos, Fabíola enfatizou seu compromisso com a população. “Hoje eu sou a vereadora da população palmeirense. Meu gabinete vai estar aberto todos os dias para receber a nossa população. O meu mandato será na rua, com aqueles que acreditaram em mim e aqueles que acreditam em uma Palmeira melhor. O meu mandato será representativo e também participativo, porque é nisso que eu acredito, que juntos nós iremos construir uma Palmeira melhor. Não é a Fabíola, é a população de Palmeira”, reforçou.

Futuro na Política
Ao ser questionada sobre a possibilidade de disputar uma vaga majoritária no futuro, Fabíola foi cautelosa, mas não descartou a ideia. “Eu sei que essa pergunta vem por conta dessa votação expressiva, mas hoje o meu foco será esses quatro anos de mandato. A minha promessa foi que será o melhor mandato que Palmeira já teve, então eu vou focar nisso e o futuro a Deus pertence. Quem me elegeu foi a população e se a população vê que eu estou preparada, que eu realmente prestei um trabalho bom e perfeito, que é isso que a gente quer, a gente vai obedecer à população”, afirmou.

Posicionamento na Câmara
Fabíola reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e seu papel na Câmara Municipal, destacando qual deve ser seu posicionamento na Câmera. A minha principal frente será a defesa das mulheres. Eu irei ter como carro-chefe do meu mandato a Procuradoria, que agora eu assumo como Procuradora Chefe, para mim é uma honra também”.  Existem lados na política e independente de ser oposição ou situação, pois da vez passada eu era oposição do Sérgio, e acabando a campanha o Sérgio já me convidou para fazer parte do time dele, o que foi uma escola pra mim, passar pelo Executivo ao longo desses três anos e agradeço a oportunidade. Mas quem me elegeu foi o povo. Independente de eu ser situação ou oposição, eu vou estar do lado do povo. O povo será ao meu lado e todas as minhas decisões”.

Texto: Bruna Camargo
Fotos: Reprodução/Redes Sociais Fabíola Mereles e Bruna Camargo