STF determina repasse de 25% do ICMS aos Municípios, garantindo receita adicional para prefeituras

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que os estados devem repassar 25% do valor arrecadado em operações de extinção de créditos de ICMS aos municípios.
A decisão, proferida na última sexta-feira, dia 20, segue o voto do relator, ministro Kássio Nunes Marques, e determina a aplicação da Lei Complementar 63/90, que prevê a repartição do ICMS, mesmo que o valor seja contabilizado por compensação ou transação.
A decisão foi vista como uma vitória para os municípios, garantindo uma receita adicional que pode ajudar a compensar as perdas de recursos enfrentadas por muitas prefeituras. Romanelli, coordenador da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou a importância dessa medida, ressaltando que as cidades têm assumido cada vez mais responsabilidades com menos repasses financeiros.
Informações: Alep
Notícias Relacionadas
Prefeitura lança Refis 2025 com até 90% de desconto sobre juros e multas
A Prefeitura Municipal lançou oficialmente o Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2025, que já está em vigor e oferece condições facilitadas para regularização de débitos vencidos junto ao município. O programa abrange tributos inscritos em dívida ativa com Leia Mais
INSS começa a pagar segunda parcela da antecipação do 13º
Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (26) a segunda parcela do 13º. Feito de forma escalonada, conforme o dígito final do Número Leia Mais