Paraná lidera educação no Brasil com as melhores notas no Ideb 2023

Paraná lidera educação no Brasil com as melhores notas no Ideb 2023

Publicado em: 15 ago, 2024 às 9:07

O Paraná conquistou o primeiro lugar em educação no Brasil, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais), de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Entre 2021 e 2023, o Paraná elevou sua nota no Ideb de 4,8 para 4,9 no ensino médio, mantendo-se à frente de Goiás e Espírito Santo, ambos com 4,8. A média nacional, por sua vez, ficou em 4,3. Esse resultado inclui as escolas públicas, sob a gestão do Governo do Estado, além das escolas privadas e institutos federais. Somente na rede estadual, o Paraná atingiu uma nota de 4,7, consolidando-se como uma das principais referências educacionais do país.

No ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Paraná também avançou, passando de 5,4 para 5,5. Essa alta garantiu ao estado a liderança nacional, empatado com Ceará e Goiás, que obtiveram a mesma nota. A média nacional nessa categoria ficou em 5.

O líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Educação, deputado Hussein Bakri (PSD), comemorou os resultados em entrevista à Ipiranga FM. Ele destacou os esforços do governo estadual, liderado pelo governador Ratinho Junior, para alcançar esses números. “Quero parabenizar nossos professores, diretores, colaboradores, alunos, municípios, e principalmente o secretário Ronnie Miranda e o governador Ratinho Junior, que têm feito grandes investimentos na educação. Este é um momento de comemoração, mas também de compromisso para mantermos essa posição tão honrosa para o nosso estado. Viva o Paraná, viva a nossa educação!”, declarou Bakri.

CRIAÇÃO DO IDEB – Criado em 2007 pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações aplicadas pelo Inep em larga escala que permite traçar diagnósticos sobre a educação brasileira. O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento, no intervalo de 0 a 10.

Em 2021, o Inep estabeleceu novas diretrizes para o Saeb que previam aplicação digital da avaliação, ampliação das séries abrangidas a partir do 2º ano do ensino fundamental e avaliação das quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Até a edição mais recente do Saeb, no entanto, apenas as áreas de conhecimento avaliadas foram alteradas.

 

Texto da redação com informações da AEN

Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN