Arquivo Público do Paraná conta com cerca de 100 mil documentos sobre imigração

Arquivo Público do Paraná conta com cerca de 100 mil documentos sobre imigração

Publicado em: 23 jul, 2024 às 8:59

Entre os atendimentos mensais realizados pelo Arquivo Público do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual da Administração e da Previdência, aproximadamente 90% das solicitações referem-se aos Registros de Imigrantes. Com cerca de 100 mil documentos sobre imigração, a maioria já digitalizada, o acervo inclui registros de desembarques de imigrantes no Porto de Paranaguá, no Litoral, desde a segunda metade do século XIX, entradas em hospedarias e colônias paranaenses, além de processos de naturalização do século XX.

Esses registros servem como documentos comprobatórios para famílias que estão no processo de obtenção de dupla cidadania com os países de origem dos imigrantes. O Arquivo Público do Paraná é um dos poucos no país que emite certidões gratuitamente.

Como Solicitar

O primeiro passo para solicitar algum registro de imigrantes é acessar o site do Arquivo Público e os Registros de Imigrantes digitalizados. A busca deve ser feita pelo sobrenome desejado, considerando possíveis variações de grafia ao longo dos anos. Após localizar o registro necessário, o interessado deve enviar um e-mail para [email protected] solicitando a certidão correspondente.

Se a busca inicial não retornar resultados, mas o solicitante tiver certeza da imigração de seus familiares para o Paraná, é possível solicitar uma pesquisa adicional em outros fundos documentais do Arquivo.

Sobre o arquivo

Com 169 anos de história, o Arquivo Público do Paraná é o segundo maior do país e, junto com o Arquivo Nacional, emite certidões de registro de imigrantes sem custo. Além de preservar a memória do poder público do Paraná, o órgão é responsável pela administração da política de patrimônio documental do Estado. O acesso aos acervos é público e pode ser agendado pelo telefone (41) 3521-9100.

Informações e Texto da Agência Estadual de Notícias