Presidente da AERP enfatiza o papel contínuo do rádio na sociedade

Presidente da AERP enfatiza o papel contínuo do rádio na sociedade

Publicado em: 13 jul, 2024 às 17:46

Na última quinta-feira (11), Ponta Grossa recebeu um dos Encontros Regionais AERP/SERT-PR 2024, promovidos pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR). O evento, realizado no âmbito dos Campos Gerais, reuniu profissionais do setor para discutir as últimas tendências, inovações tecnológicas e a importância da credibilidade na comunicação.

O presidente da AERP, Caíque Agustini, conversou com a equipe Ipiranga FM, destacando a relevância do encontro. “É muito legal que as emissoras tenham mandado tantos profissionais aqui para treinar e estar em sintonia com tudo aquilo que faz a comunicação ser esse movimento tão dinâmico que o rádio e a TV representam neste momento e para discutimos e nos preparamos para o futuro, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial e à defesa da liberdade de expressão, uma ferramenta muito importante para o rádio e a televisão”, afirmou Agustini.

Além de abordar a importância da adaptação às novas tecnologias, Caíque Agustini enfatizou o papel contínuo do rádio na sociedade. “O rádio devolve de cinco a sete reais, o valor investido para o mercado. Portanto, para quem tem um pequeno negócio e ainda não anuncia no rádio, recomendo fortemente que procure sua emissora preferida e faça o primeiro contrato. O rádio traz um retorno positivo para qualquer negócio”, destacou.

Credibilidade em tempos de desinformação

Em tempos onde se fala muito sobre fake news e a manipulação da informação, Agustini destacou a importância da credibilidade do rádio e da televisão. “Nossa gestão começou em 2021 na AERP, com o tema principal sendo a credibilidade e a criatividade do rádio e da televisão. A credibilidade é uma qualidade que tem sido reforçada ao longo do tempo. As últimas pesquisas mostram que mais de 70% das pessoas reconhecem no rádio e na televisão a credibilidade das informações veiculadas. Isso está diretamente relacionado às pessoas que estão atrás dos microfones e na frente das câmeras. Elas atestam essa credibilidade porque estão presentes no dia a dia, e as pessoas as encontram, sabem que não se exporiam dando opiniões ou falando algo que não estivessem preparadas para assumir”, disse ele.

Agustini ressaltou que, diante da avalanche de informações na internet, o rádio e a televisão permanecem como fontes confiáveis, ele destaca que essa confiança faz toda a diferença, não só os governos, mas também as empresas estão percebendo esses resultados nas pesquisas e retornando ao rádio e à televisão como anunciantes. “Não adianta espalhar a mensagem na internet se as pessoas recebem tanta informação que acabam criando desinformação. A quantidade de informação é tanta que elas não conseguem mais distinguir o que é ou não é verdadeiro. E quando distinguem, não acreditam no que recebem através das mídias sociais. Mais uma vez, o rádio e a televisão crescem como veículos confiáveis, onde o que você vê e ouve tem credibilidade. Construir essa credibilidade não é fácil; leva tempo, e é fácil perdê-la rapidamente. O rádio e a TV estão fortalecidos com essa confiança. Para aqueles que têm dúvidas, participar do dia a dia do rádio e da televisão vai mostrar o impacto positivo na sua marca e nos seus serviços.”, afirmou.

Programação e palestras

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras técnicas, jurídicas e de tendências de mercado. A programação iniciou com um café da manhã e seguiu com a abertura oficial. Entre os destaques estavam:

  • Liberdade de expressão e responsabilidade nas emissoras de rádio e TV com André Marsiglia, advogado e professor.
  • Assimetrias Regulatórias com Caíque Agustini.
  • Novidades para o Rádio e a TV do Paraná apresentadas pela equipe da AERP.
  • Inteligência artificial + vendas: gerando resultados para rádio e TV com Fernando Morgado, consultor e professor universitário.
  • Estratégias para Aumentar a Audiência no Rádio com Rod Becker, diretor artístico no Grupo Rádio Mais.

Ouça a entrevista completa

 

Texto: Da redação

Fotos: Denis Godoi