Dois municípios do Paraná vão participar de teste de alerta de celular contra desastres dia 20 de julho
As cidades de Morretes e União da Vitória participarão, no dia 20 de julho, de um teste de envio de alertas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, utilizando a tecnologia Cell Broadcast. Este modelo permite que celulares recebam mensagens de alerta independentemente de adesão prévia dos usuários. O projeto, coordenado pelo Governo Federal, visa alertar moradores de áreas sob risco iminente de eventos climáticos severos, como chuvas intensas, vendavais e deslizamentos, ajudando a população a se preparar adequadamente.
Os testes de julho servirão para avaliar o funcionamento da ferramenta antes de sua implementação definitiva, permitindo ajustes necessários. É importante informar a população sobre o caráter experimental do alerta, que será identificado como tal, para evitar pânico, já que todas as pessoas em uma determinada área receberão a mensagem simultaneamente.
Como funciona?
O Cell Broadcast funciona a partir da definição de áreas de risco nos municípios, previamente identificadas para enchentes, deslizamentos e outras ocorrências. Técnicos da Defesa Civil delimitam as áreas onde as pessoas devem receber o alerta, que interromperá qualquer atividade no celular naquele momento, além de emitir um sinal sonoro semelhante a uma sirene, forçando a interação com o aparelho.
A especificação da área a ser alertada é baseada em um sistema de georreferenciamento que utiliza polígonos definidos por antenas da região impactada. Por isso, algumas pessoas nas proximidades das áreas afetadas também poderão receber o alerta.
Texto e informações: Bem Paraná
Foto: José Fernando Ogura/AEN
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais